Jornada Pedagógica reúne mais de 52 mil trabalhadores da Educação na Bahia

Com transmissão ao vivo para todo o território baiano, a Rede Estadual de Ensino realiza, entre 01 e 03 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2023. O evento terá a participação dos 52 mil profissionais da Educação. Professores, coordenadores pedagógicos e gestores, das 1.108 escolas integram as atividades da jornada que acontece simultaneamente de forma presencial e virtual para o planejamento do ano letivo.

O tema do encontro de 2023 é ‘Educação e Território no Bicentenário da Independência da Bahia’, e tem como foco destacar a atuação das mulheres na emancipação do estado, representada nas imagens de Dandara dos Palmares, Joana Angélica e Maria Quitéria.

Na abertura, a secretária de Educação Adélia Pinheiro destacou que há expectativa de ampliação de matriculados na rede, resultado dos investimentos da pasta. Atualmente, o ensino estadual possui 626 mil estudantes. “Investimos em um conjunto de apoios para os estudantes como o Bolsa Presença, Bolsa de Monitoria, que dão suporte para a permanência qualitativa do estudante nas nossas escolas. Na rede física, a construção de novas escolas e a modernização e qualificação de escolas antigas tem sido nosso foco”, declarou.

Responsabilidade

Por vídeo, o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues manifestou sua alegria de dar início ao planejamento do ano letivo e pontuou que os profissionais da Educação têm a responsabilidade da construção de uma educação transformadora.

“O esforço de cada um tem que ser revelado na aprendizagem dos estudantes da nossa rede e posteriormente, no encaixe desses jovens na universidade, no mercado, no mundo do trabalho. E tenho certeza que nós vamos trazer, durante esse ano de 2023, uma recomposição daquilo que nós ainda estamos pagando — aquela conta que a pandemia nos deixou. Fomos fortes, inclusive, crescemos nos nossos indicadores durante dois anos seguidos. Nós queremos mais! Botar a nossa rede estadual no lugar que nós merecemos”, frisou Jerônimo.

Ao longo da semana, os superintendentes da Secretaria da Educação farão reuniões virtuais com os educadores da rede para orientações a respeito do novo modelo de trabalho para o Ensino Médio; Educação Integral; Educação Profissional e Tecnológica; Documento Referencial Curricular da Bahia; e da Educação Infantil e Ensino Fundamental. 

Entre as pautas da jornada estão os programas e projetos estratégicos do Governo do Estado, como o programa Busca Ativa Escolar, o Mais Estudo e o Bolsa Presença. As aulas na rede estadual começam na próxima segunda-feira, dia 6 de fevereiro. 


Com inforrmações e foto da Ascom Gov BA

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Enem: divulgação de resultados será feita em 13 de fevereiro

Prefeitura de Porto Seguro inicia matrículas online para 2023

Porto Seguro firma parceria com o Programa Universidade para Todos

Uesc empossa diretores de novos departamentos na área de Exatas

Marinha abre 671 vagas para escolas de aprendizes marinheiros