Porto Seguro tem cerca de 65 mil leitos, aponta Mapa do Turismo Brasileiro

 

68 municípios baianos precisam atualizar, até o final de abril, seu cadastro no Mapa do Turismo Brasileiro. No país, 1.013 cidades estão presentes no Mapa, que tem por objetivo orientar a atuação do Sistema Nacional do Turismo no desenvolvimento, regionalizado e descentralizado, das políticas públicas do setor.

Os municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro estão agrupados em cinco diferentes categorias, de “A” a “E”, conforme a relevância relacionada à economia do turismo. Porto Seguro está classificado como categoria A e Santa Cruz Cabrália como B.

 

 

Relatório de atividades

Através do Mapa do Turismo Brasileiro, é possível gerar o Relatório de Atividades Turísticas e obter dezenas de informações sobre o destino. Os dados do cadastro de 2023 apontam, por exemplo, que Porto Seguro possui 793 meios de hospedagem e cerca de 65 mil leitos, todos incluídos no Cadastur (Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no Setor de Turismo).

A estimativa é que o setor de hospedagem gere 30 mil empregos diretos. Atuam na cidade cerca de 300 guias e/ou condutores de turismo credenciados. E, ainda, que Porto Seguro possui oito agências bancárias e quatro casas de câmbio. 

Já Santa Cruz Cabrália aparece no Mapa com 63 meios de hospedagem e 3.912 leitos, que geram 2.800 empregos diretos. A receita tributária das atividades turísticas no município em 2022 foi de R$ 1,2 milhões. 34 guias atuam na cidade, que possui 112 restaurantes.

 

Participação

A participação no Mapa do Turismo Brasileiro é aberta a todos os municípios do país, contanto que observem os critérios estabelecidos na Portaria Ministerial nº 41/2021, os quais foram construídos em conjunto com as Unidades da Federação.

A portaria consolida e atualiza as normas sobre o Programa de Regionalização do Turismo, a Categorização dos Municípios do Mapa do Turismo Brasileiro e o Mapa do Turismo Brasileiro, além de estabelecer os critérios, as orientações, os compromissos, os procedimentos e os prazos. Os cadastros não renovados serão automaticamente excluídos da plataforma.


Fonte: Ministério do Turismo - Foto: divulgação

 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Rua do Mucugê sedia Festival Semana Santa com música e danças

Justiça coloca novamente em leilão terreno de 60 mil m² em Itaquena

Testemunhas de Jeová convidam comunidade para celebrar a Ceia do Senhor

Veracel doa 5 mil kits escolares para comunidades indígenas

Galeria Hugo França expõe obras do artista carioca Raul Mourão

Comentários   

# TitularJose Maria Jaroslavsky 21-03-2024 21:00
"Esse número de leitos é muito bom. Mas o importante, para planejar o turismo, é saber em que categorias ele se enquadra. Se você não sabe disso, fica difícil avaliar o Plano de Turismo."
Responder | Responder com citação | Citar