Brasil Agroflorestal reforça importância do diálogo e união para o setor

A importância do diálogo, da união, da valorização da mão de obra local e da consciência sobre o ecossistema foram os principais pontos abordados por Caio Zanardo, diretor-presidente da Veracel Celulose, na abertura do Fórum Brasil Agroflorestal. Com promoção da Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul da Bahia (ASPEX) e patrocínio da Veracel, é o primeiro evento regional relevante para a silvicultura pós-pandemia, reunindo produtores florestais e empresas do setor agroflorestal. O Fórum Brasil Agroflorestal aconteceu em Eunápolis, de 21 a 23/09.

Zanardo destacou que a relação da Veracel com os parceiros florestais vai além de uma relação comercial e, justamente por isso, o tema de sua palestra foi ‘Parcerias de Valor, Futuros de Sucesso’. “Parceria de valor transcende as relações comerciais”, ressaltando a importância do diálogo, da confiança e da capacidade de aprendizado coletivo na busca de um bem comum. “Tem que ter transparência, para que a gente possa conversar abertamente”.

Caio Zanardo, diretor-presidente da Veracel, abriu o Fórum Brasil Agroflorestal

A importância da união na busca de um bem comum foi enfatizada pelo diretor-presidente. “Essa é a maestria de quando a gente começa a aprender coletivamente. O lema da ASPEX é ‘Juntos Somos Mais Fortes’. Então não sou eu que estou falando, vocês entendem isso há muito tempo”, lembrando que empresas, microempresas, pequenas empresas e governos fazem parte de um ecossistema e precisam entender as dores uns dos outros na busca de soluções.

“Hoje tivemos a felicidade de conhecer o novo presidente da Veracel. Fiquei animado. Caio trouxe uma luz que nos deixou com muita esperança. Trouxe de volta o bom relacionamento entre ASPEX e Veracel. Estou no terceiro ciclo de plantio e quero mais dois”, disse Antônio Cruz, representando os Produtores Florestais da Veracel.

A qualificação da mão de obra foi outro ponto abordado por Zanardo. “Nós temos mão de obra disponível na região, basta andar cinco quilômetros na costa de Porto Seguro para sabermos a carência das pessoas. Como podemos nos articular para despertar as expertises que nós temos?”, perguntou para a plateia composta, em sua maioria, por produtores rurais, políticos da região, empresários e interessados na temática de agronegócio.

Investimentos na região

Caio Zanardo falou ainda sobre os investimentos que a empresa tem feito na região, como a BA-658 e a ponte sobre o Rio Jequitinhonha, que estão sendo construídas pela Veracel em parceria com o governo do Estado; e de mais de R$ 50 milhões investidos em compras na região (30% a mais que em 2021). “Quando a gente olha para fora e para dentro, dá para desenvolver a região”.

Além da tecnologia e inovações disponibilizadas pela empresa na busca do desenvolvimento conjunto, Zanardo anunciou o ‘Programa Aliança', direcionado a produtores rurais de municípios do Sul da Bahia que tenham interesse em fazer parceria florestal com a Veracel Celulose por meio do cultivo de eucalipto em suas propriedades.

Encontro com parceiros florestais

Durante o Fórum Brasil Agroflorestal, a Veracel Celulose promoveu o “Encontro dos Parceiros Florestais”, o primeiro presencial após pandemia. “Este encontro é para que possamos ter um ambiente aberto e de confiança que contribua para a tomada de decisões”, disse Caio Zanardo aos parceiros. “A Veracel integra um ecossistema e não quer crescer sozinha. Queremos inspirar, valorizando a potencialidade da região em relação às pessoas”. E lembrou a abertura das inscrições do Programa Jovem Aprendiz Veracel 2022, que vai oferecer 40 vagas nos cursos de Assistente Administrativo e Auxiliar de Fibra Celulósica para jovens da região.

Durante o encontro, os parceiros florestais da Veracel puderam conhecer e tirar dúvidas sobre novas tecnologias que estão sendo utilizadas pela empresa no plantio de eucalipto a fim de conseguir maior aproveitamento do solo e maior produtividade das florestas plantadas. Atento à apresentação sobre as novas tecnologias, o produtor florestal Robson Costa concorda que a tecnologia é uma grande aliada que oferece maior segurança e agilidade na medição das áreas, por exemplo.

Na oportunidade, Caio Zanardo apresentou aos parceiros florestais o novo diretor Florestal da Veracel, Márcio Veiga. Há dez anos atuando como diretor Administrativo-Financeiro na empresa, Veiga tem uma experiência de 20 anos no setor de celulose e papel no Brasil e no exterior. “Minha meta é perpetuar nosso negócio de forma sustentável. Tenho confiança no time, e temos parceiros fortes na região”.

O novo diretor Florestal da Veracel, Márcio Veiga, fala do ‘Programa Aliança' no Fórum Brasil Agroflorestal

Aliança para o plantio de eucalipto

O ‘Programa Aliança’ da Veracel é direcionado a produtores rurais de municípios do Sul da Bahia que tenham interesse em fazer parceria florestal para o cultivo de eucalipto em suas propriedades. O programa conta com quatro opções de parceria: arrendamento de terra, fomento, compra de terra e compra futura da madeira de eucalipto.

Presente no evento, a produtora florestal Tarcilia Sartorio, proprietária de uma fazenda em Porto Seguro, contou que já está no terceiro ciclo de plantio de eucalipto em sua propriedade e que o programa florestal da Veracel deu uma segurança financeira para a família. “Aprendemos muito sobre a questão ambiental. Espero que possamos estreitar mais o diálogo dos produtores com a Veracel. Eu acredito na perpetuidade deste negócio”, comemorou Tarcilia.


Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Veracel (FleishmanHillard)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Justiça determina reintegração da Fazenda Rio Verde, em Trancoso

Enfermagem se mobiliza em ato a favor de reajuste de piso salarial

Festival de Cinema reafirma importância cultural e econômica para Trancoso

Projeto da Veracel reduz emissão de toneladas de CO2

Veracel monitora temporada reprodutiva de tartarugas marinhas