Ranking da USP classifica Portal Transparência Bahia entre os três melhores do país

Gerenciado pela Auditoria Geral do Estado, órgão vinculado à Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), o portal Transparência Bahia, ficou em terceiro lugar no Ranking da Transparência 2021/2022, levantamento nacional divulgado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

O estudo que analisou 54 portais de todo o país, classificou o portal baiano com índice de 90,91% de atendimento dos 39 quesitos avaliados, atrás apenas dos portais do governo do Paraná, que obteve 94,39%, e da prefeitura de Fortaleza, que alcançou 91,44% - se considerados apenas os estados, o portal baiano se classifica como vice.

O levantamento conduzido entre julho de 2021 e julho de 2022 pelo Núcleo de Estudos da Transparência Administrativa e da Comunicação de Interesse Público (Netacip) da FDUSP, buscou identificar se há disponibilização, nas páginas avaliadas, de gastos com saúde, educação, segurança pública e previdência, e aferir ainda se os portais são acessíveis e se há divulgação do balanço e do orçamento dos últimos anos. 

Com uma média de 170 mil acessos mensais, o Transparência Bahia, os destaques positivos do portal do Governo da Bahia, são o layout que facilita o acesso e a compreensão das informações; a utilização de recursos visuais, tais como ícones, gráficos e tabelas; a apresentação das informações, que permite fácil visualização das categorias; a organização das informações em categorias bem delimitadas; a consolidação geral de dados do ano vigente em destaque; os ícones de ajuda e glossário que assistem na busca; e a ferramenta de busca útil e com filtros para facilitar a pesquisa. 

Para o gestor da Sefaz-BA, Manoel Vitório, a boa avaliação do Transparência Bahia no estudo da FDUSP éde extrema relevância.

“Este resultado demonstra o acerto das medidas que vêm sendo adotadas pelo Governo do Estado para tornar o portal cada vez mais útil e acessível à população”, salienta.

O auditor geral do Estado, Luís Augusto Rocha, explicou que o desenvolvimento do portal focou em disponibilizar ao cidadão uma ferramenta ágil, que permite consultas flexíveis e com uma linguagem acessível.

“O portal é dividido em 15 módulos de forma intuitiva e fácil para que o usuário possa consultar os dados desejados: Pagamentos, Licitações e Contratos, Convênios e Parcerias, Receitas, Despesas, Controle Social, Diárias, Obras, Municípios, Previdência e Planserv, Dados Socioeconômicos, Prestação de Contas/LRF, Dívida Ativa, Incentivos Fiscais e Portal Dados Abertos. A ferramenta de busca ajuda a pesquisar diretamente a informação desejada. Já no menu principal, a opção ‘Mapa do Site’ dispõe todas as seções do site em uma única página”, comentou.

Para conhecer o portal, acesse aqui. 


Com informações e foto da Ascom Gov BA

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