O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) já está utilizano drones e trenas laser em suas inspeções em obras públicas nas auditorias. O uso dessas novas tecnologias teve início na 1ª Coordenadoria de Controle Externo, comprovando o ganho de produtividade e eficiência.
O drone e as trenas laser (instrumento digital utilizado para aferir distâncias, largura, altura, área e volume) facilitam as coletas de evidências pelos auditores, com fotos e vídeos de alta resolução.
As novas trenas, além de medirem distâncias de até 100 metros com alta precisão, também possibilitam a medição de ângulos, permitindo a conferência precisa das inclinações das rampas de acesso para efeito da avaliação da acessibilidade em edificações e outros espaços públicos, enquanto o drone garante uma visão completa da área inspecionada enquanto faz as fotografias e vídeos.
Segundo os auditores da Gerência 1C, Sandra Bokor Ferreira Carneiro, Dalva Andrade Erdens e Ricardo Dantas de Almeida, os equipamentos garantem a melhoria da produtividade.
"As visitas in loco estão sendo mais rápidas e mais produtivas, dando aos técnicos mais tempo para a análise das informações coletadas", atestou o gerente de Auditoria do TCE/BA, Heinz Ruther.
Com informações e foto do TCE-BA
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Empossado novo comandante Guarda Municipal de Porto Seguro
Ações do 8º BPM resultam em apreensões e prisão em Porto Seguro
Alteração de nome e gênero nos registros civis teve crescimento de 67%
Mais de 87 mil documentos baianos estão à espera de seus donos
Detran reforça orientação para condutores de veículos 50 cilindradas