1º Encontro de Orquidófilos acontece em Eunápolis

 

Eunápolis sedia o 1º Encontro de Orquidófilos da Costa do Descobrimento no sábado dia 3 de setembro, a partir das 14h, no Orquidário Bioverde, organizadora do evento. O encontros conta ainda com o apoio da Associação dos Amigos de Orquídeas e Bromélias da Costa do Descobrimento (Orquidesc) e Associação Orquidófilos Conquistenses (Acor), grupos de caráter cultural e âmbito regional, sem fins lucrativos e que reúne centenas de colecionadores.

Além da apresentação dos mais belos exemplares da espécie, o evento ainda oferece vendas de orquídeas, palestras e aulas de cultivo, cujo os mais de 40 inscritos devem participar.

Objetivos

Reinaldo de Jesus, do Orquidário Bioverde, explica que os organizadores têm como principais objetivos propor a realização da Primeira Mostra Nacional de Orquídeas do Território Baiano. “Queremos também realizar estudos e pesquisas sobre condições de vida, reprodução e preservação de Orquídeas em seus habitats, principalmente as da Bahia, como a Cattleya amethystoglossa, que é muito comum no estado, bem como lutar pela preservação do meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável”, ressaltou.

Denominada a “Rainha das Flores”, em razão de sua beleza, variedade de formas e cores. A orquídea é uma das espécies com maior dispersão no mundo, pois ocorre em quase todos os continentes. O número de espécies dessa planta é próximo a vinte e cinco mil. Destas, poucas delas têm real utilização além da decorativa, como é o caso da espécie que fornece a baunilha. E diferente do que muitas pessoas acham, a Orqídea não é uma parasita, pois ela apenas se alimenta de materiais em decomposição.

Bahia

A Bahia, pelo seu clima, apresenta ótimas condições para o plantio, com destaque para a Cattleya warnerii, Cattleya amethystoglossa, Cattleya schofieldiana, Cattleya schilleriana, Cattleya Silvana e a Laelia alaori, Laelia grandis, por exemplo.

Para conhecer e saber um pouco mais sobre as orquídeas e sobre o encontro, o Orquidário Bioverde fica na Estrada para o Rio Buranhém, a 500 metros da Estação de Tratamento da Embasa, no bairro Alto da Boa Vista, em Eunápolis. A entrada é gratuita.


Com informações e foto: Orquidário Bioverde

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Condomínio Edifício Porto Seguro Forte Hotel - Edital de Convocação

Edis votam a favor da criação de corredores verdes em Porto Seguro

IR 2022: 4º lote liberado, confira dicas e quem tem direito à restituição

Mulheres criam alternativas para geração de renda no Extremo Sul

Baleia jubarte é enterrada no Arraial d’Ajuda