ACAUF reúne e apoia mais de uma centena de pequenos agricultores

Desde novembro de 1999, a Associação Comunitária de Agricultores União e Força (ACAUF), que reúne mais de 120 famílias assentadas, tem realizado um trabalho voltado ao amparo e apoio à comunidade do Projeto Agrícola Rio dos Mangues.

A entidade tem como objetivo fortalecer a sua organização econômica, social e política,  racionalizar as atividades econômicas desenvolvendo formas de cooperação que ajudem na produção e comercialização, garantir os direitos dos associados, junto ao poder público principalmente no atendimento das necessidades de educação, saúde, habitação, transporte e lazer, e contribuir para a organização de movimentos voltados para a preservação do meio ambiente.

Através da agricultura familiar, a comunidade produz – tanto para o seu sustento, quanto para comercialização - alface, couve, rúcula, mandioca, abóbora, entre outros produtos, além de desenvolver atividades como apicultura e pscicultura, com o intuito de expandir a produção.

Dificuldades

Segundo a presidente da ACAUF, Ortencia Maria Cancela, associação tem encontrado algumas dificuldades para sua expansão. “As estradas são um grande problema para escoamento da produção. A escassez de água e a dificuldade do acesso local, tem sido os maiores impedimentos para o avanço da comunidade. Estas questões tem dificultado nosso desenvolvimento, impossibilitando o avanço no plantio e na criação de peixes” revela.

Ortencia informa que o poço que abastece a comunidade não tem vazão suficiente para atender as necessidades das famílias que necessitam da água tanto para abastecer as casas, quanto para irrigar as plantações.

“Sem a água é impossível avançar. Outro problema é a chuva que impossibilita o trânsito nas estradas vicinais. No entanto, já apresentamos este problema para a administração municipal, que nos assegurou que irá resolver o mais breve possível”, ressalta informando que a entidade “busca trabalhar em parceria com os órgãos públicos na perspectiva de possibilitar o desenvolvimento da comunidade e ampliar as oportunidades para que cada vez mais venhamos conquiste melhorias para promover o crescimento social e economia de todos”.

A presidente da ACAUF Ortencia Maria Cancela, exibe verdura produzida pelos pequenos agricultores

União

De acordo com a presidente, a ACAUF tem focado na união dos associados, pois existe o entendimento de que, com a participação dos associados, há mais legitimidade para as ações desenvolvidas. “A nossa missão é fazer com que  todos participem e exponham suas ideias. Criamos várias comissões para aumentar a participação, além de descentralizar as atividades, dando assim a oportunidade para que todos possam participar e acompanhar as ações e para aproximar mais a comunidade”, finaliza.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Festa de Iemanjá é acompanhada por centenas de fiéis

Porto Seguro já tem um espaço oficial para cheerleading

Capitão Uendel Bonfim deixa Cabrália e assume posto em Porto Seguro

Corredores ecológicos são essenciais para a manutenção da fauna e flora silvestre

Loja de produtos artesanais expõe diversidade da economia solidária