Chef Iza Souza recebe menção honrosa do Gastronomia Preta

A Embaixadora da Gastronomia Baiana, chef Iza Souza, foi laureada com a Menção Honrosa do "Gastronomia Preta". A premiação acontece no Rio de Janeiro, dia 27/11, no Museu de História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB). O evento, com curadoria do pesquisador e professor-doutor Breno Cruz, vai premiar 21 profissionais pretos, pardos e indígenas em diversas categorias da gastronomia.

Além da láurea recebida, o evento também tem participação da Chef, natural de Itagimirim, no livro Gastronomia Preta, que conta um pouco da história de 15 personagens influentes da Gastronomia – Iza é uma delas. Ela também participou do Mesa Tendência, palco principal do Mesa São Paulo, onde teve um momento de fala sobre sobre ancestralidade e Cozinha Afroindígena do Sul da Bahia.

“Estou muito feliz porque vejo que o meu trabalho está sendo reconhecido, não consigo nem descrever o que senti tendo a oportunidade de falar no Mesa Tandência sobre a cozinha Afroindígena e sobre o resgate da cultura alimentar Ancestral aqui no extremo sul da Bahia. Receber menção honrosa no prêmio Gastronomia Preta foi a cereja do bolo para encerrar o ano com muita felicidade e otimismo,a cozinha Ancestral é tendência Mundial e eu estou aqui em Porto Seguro onde tudo começou mostrando para o mundo que povos originários e Africanos foram os pilares para a formação da cozinha Brasileira”, revelou.


 Imagem: Arquivo pessoal Iza Souza   

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Portossegurense Yan Pietro é o 3º colocado no Miss & Mister Bahia 2022

Companhia Rural do 8° BPM realiza apreensões de carne, drogas e arma de fogo

Obras em Porto Seguro privilegiam Nova Caraíva e Avenida dos Navegantes

MeditAção: Encontro une cultura e práticas saudáveis acontece no Shalimar

Semana Proclamação a Cristo tem shows de rock, forró e Dj cristãos