As comunidades de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália estão se unindo em solidariedade àqueles que foram atingidos pelas fortes chuvas que caem na região desde a noite de quinta-feira, 19/04. As tempestades estão causando estragos, alagamentos e transbordamento de rios. De acordo com o Inmet, os acumulados de chuvas foram superiores a 100 milímetros por dia.
Ao menos três pessoas morreram. Dois turistas de Ipatinga/MG afogados em Coroa Vermelha, cujas circunstâncias estão sendo investigadas; e o pescador Pedro Perez, tio da dançarina Carla Perez. Pedro desapareceu na sexta, 21/04, após sair para tirar água do barco. O corpo foi encontrado pela polícia na manhã de sábado, 22/04.
Em Santa Cruz Cabrália a situação é de calamidade. Turistas e moradores ficaram ilhados após o rio Yaya transbordar. Muitos foram resgatados por voluntários em botes e caiaques. Toda a região do bairro Rio Jardim foi inundada e carros ficaram submersos.
Uma ponte em Coroa Vermelha desabou, isolando a cidade. 25 bombeiros que atuam em Salvador foram enviados para a região. A Defesa Civil do município ainda contabiliza os prejuízos. A previsão é que as chuvas, ainda que com menor intensidade, continuem até segunda-feira, 24/04.
Em Porto Seguro, a área baixa de Taperapuã ficou alagada. De acordo com a Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Seguro, as tempestades foram causadas devido “à presença simultânea de duas frentes frias na porção sul da METAREA V”.
Solidariedade
As três lojas maçônicas estão promovendo a campanha "SOS Chuvas". Os maçons estão arrecadando alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, higiene pessoal, água mineral e roupas. As doações podem ser feitas na Loja Maçônica Força e União de Porto Seguro, das 9h às 12h (rua 2 de Julho, Centro).
O Rotary Club de Porto Seguro está apoiando a ação das lojas maçônicas e estabeleceu mais um ponto de coleta, no Arraial d´Ajuda, na loja Braseiro (estrada de Trancoso, 2001 - Conveniência do posto BR - das 08h às 21h).
Também o 8º Batalhão da Polícia Militar está arrecadando os ítens mais necessários. As doações podem ser feitas em qualquer unidade da Polícia Militar.
A Associação de Revitalização da Orla Norte está recolhendo roupas, brinquedos, colchões e o que puder ser doado. O ponto de coleta é na Pousada Casa de Maísa, na rua dos Mamoeiros, 08, em Taperapuã.
Situação de Emergência
A prefeitura declarou Situação de Emergência em Porto Seguro. A iniciativa através do Decreto municipal 14.860/23, tem o objetivo de mobilizar recursos e agilizar medidas para minimizar os danos causados. Os canais de comunicação de emergência são: Defesa Civil (73) 98200-2424, Corpo de Bombeiros 193, SAMU24h 192 e Coelba 116.
Fotos: reprodução vídeos das redes sociais
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Estado anuncia contratação imediata de 248 professores indígenas para 72 escolas
Polícia Militar descobre ‘depósito’ de carros roubados no meio da mata
Contribuinte tem até 27/04 para aderir ao Refis 2023 em Porto Seguro
Tribunal de Justiça abre concurso com 277 vagas na capital e interior
Craque Cauly é o primeiro filho de Porto Seguro a disputar o Brasileirão