Em junho deste ano, a Fazenda Tropa Costeira, localizada na BA-986, sofreu ocupação desordenada e desde então é motivo de preocupação dos moradores de Arraial d´Ajuda. Segundo informações , lideranças do distrito denunciam os prejuízos causados pela derrubada de árvores e os incêndios na mata, para dar lugar a barracos improvisados de lona e outros materiais. No entanto, na última semana a fazenda é alvo de desocupação e de clima tenso.
Extraoficialmente, moradores informaram que na manhã de ontem, dia 24 de agosto, a polícia esteve no local para a desocupação, porém sem êxito, pois houve reação por parte dos invasores.
Entenda o caso
No dia 20 de junho, a invasão teria sido iniciada por volta das 7 horas da manhã, 20/06/21. No mesmo dia, uma das lideranças dos invasores disparou um vídeo via aplicativo Whatsapp estimulando a invasão. No vídeo ele comenta: “Estamos aqui, na Fazenda Tropa Costeira, estão aqui os companheiros fazendo os acampamentos. Essa terra é uma terra totalmente devoluta, não tem produção nenhuma e o povo na rua, passando fome, necessidade, precisando trabalhar. Toda hora chega gente aqui e se você quiser vir pra cá se abrigar aqui no Arraial d´Ajuda, venha hoje, venha pra ficar. Nós vamos tirar 5 mil m² para cada um fazer o seu quintal produtivo”, promete.
Na propriedade, avaliada em cerca de R$ 40 milhões, seria construído um hotel fazenda, com recursos adquiridos junto ao Banco do Brasil, que não teria sido quitado pelo proprietário. À época foram realizadas denúncias junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que esteve no local com sua equipe de fiscalização. Os atuais donos seriam herdeiros, que moram no Rio de Janeiro e já teriam enviado advogados para resolverem a questão, que ainda se estende até o momento.
(Fotos: Reprodução Whatsapp)
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Vigilância Sanitária fecha estabelecimento em Caraíva; empresa comenta
Copa Guaiamum segue até 12 de dezembro
Cia do Mar investe em ecoturismo náutico diferenciado