Diretor da Doce Lar é afastado; Prefeitura assume coordenação do asilo

 

 No dia 4 de outubro, a juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, de Porto Seguro, Nêmora de Lima Janssen proferiu decisão determinando em caráter de tutela de urgência, o afastamento do diretor Paulo Roberto Santos Leal, da casa de apoio a idosos Doce Lar, localizado na Agrovila, em Porto Seguro.

Segundo informações colhidas com base em depoimentos e vídeos, foram observadas diversas irregularidades como uso de violência verbal e física contra os idosos; falta de higiene no local e número insuficiente de funcionários; falta de alvará sanitário; intimidação e administração de medicamentos sedativos com o objetivo de silenciarem os internos; falta de organização e respeito à individualidade dos idosos; utilização de alimentos inadequados e com prazo de validade vencidos; utilização comum de roupas e até escovas de dentes; assédio e abusos sexuais; desrespeito à autonomia e ao direito de ir e vir dos idosos, ficando por vezes trancados, entre outros.

A juíza revelou que sua decisão se deu por conta do risco à integridade física, psicológica e até de vida dos idosos. A partir de agora, o asilo Doce Lar ficará sob responsabilidade da Prefeitura de Porto Seguro, através da Assistência Social, pelo prazo de seis meses, podendo ser estendido. Ainda cabe recurso à decisão.

Nota 

 Em nota, a empresa, a Miranda & Vieira Netto Advocacia e Assessoria, que atua na defesa da entidade e do diretor disse que “estará contribuindo para a completa elucidação das alegações iniciais e, de antemão, adianta que os mesmos serão devidamente esclarecidos, provando-se, indiscutivelmente, que os mesmos não transcorreram como asseverado pelo Parquet Estadual”, ressalta.

A nota ainda esclarece que “a defesa, nesse momento, se resguarda de qualquer outro comentário sobre o teor da ação, porquanto ainda não teve acesso integral aos autos. Oportunamente, se for o caso, estaremos disponíveis para novas informações, até mesmo porque, em sendo assunto de utilidade pública, a transparência deverá prevalecer, de modo a estancar qualquer dúvida quanto à conduta dos nossos clientes”, finaliza.

O diretor, que atua no local a quase 3 anos, explicou que na casa são 18 funcionários para atender 57 idosos. A renda para manter o asilo vem de contribuições dos idosos atendidos  (40%) e de doações (60%), a maior fatia dos aportes, já que nem todos os idosos contribuem.


 Foto: Divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Arraial das Águas Resort - Edital de Redução de Capital

Shalimar Praia é premiado como um dos melhores hotéis da rede Best Western

Porto Seguro vai sediar em 2023 encontro internacional da Língua Portuguesa em 2023

2º Festival de Surf em Belmonte sagra campeões da região

Pelo segundo ano, Uxua em Trancoso é eleito um dos melhores do mundo