Na quarta-feira, dia 2, teve início a Festa de São Brás, comemorado no dia 3. Como todos os anos, a festa tem a escolha do festeiro no ano anterior. E para 2022, os festeiros foram pessoas da própria comunidade. Ao todo se juntaram para o trabalho quase 90 pessoas.
O Samba de Couro anunciou o início dos festejos que seguiram por toda a madrugada, até a manhã do dia seguinte (3), culminando na Subida do Mastro e a escolha dos festeiros de 2023. Celebrações religiosas e culturais fazem parte da profissão de fé ao santo conhecido popularmente como o protetor da garganta e padroeiro dos radialistas.
Pandemia
Por conta da Pandemia, a festa tem sido bem intimista, mas leva curiosos e devotos à adoração e experiência ´de resgate das raízes trancosoenses, em uma das vilas mais antigas do Brasil.
Para a advogada paulista Isa Wolf, a festa foi maravilhosa e de energia contagiante. “É a primeira vez que participo da Festa de São Bras. As pessoas cantando, o ato de ir buscar o mastro e toda a religiosidade e cultura envolvida me emocionaram. Eram moradores e turistas caminhando lado a lado, seguindo para o centro do Quadrado de Trancoso, algo que nunca tinha visto na vida. Foi contagiante e especial”, relatou.
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Carnaporto Axé Moi é adiado para 2023
Porto Seguro recebe Banda Daparte
IPSE é lançado em Porto Seguro
Credenciamento de artistas para o Carnaval Cultural segue até 11 de março
Festa de Iemanjá atrai adeptos e simpatizantes da cultura e da fé