Rainha do Mar é festejada com louvor no Arraial e Santo André

Amanhã, dia 2 de fevereiro, é o Dia de Iemanjá. No Brasil, a Rainha do Mar é um orixá dos mais populares e reverenciados do Candomblé, Batuque, Xambá, Xangô do Nordeste, omoloko e Umbanda e mesmo por fiéis de outras religiões.

Participar da Festa de Iemanjá sem dúvidas é um momento inesquecível, principalmente pelos rituais que se seguem – em especial no distrito de Arraial d’Ajuda - desde o início da Festa na Praça São Brás, onde se entoam cânticos e reverências a orixá sincrética de Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora d’Ajuda, passando pela bênção na igreja e procissão até a chegada à Praia dos Pescadores, com os banhos de pipoca e água de cheiro, e que culmina na oferenda no mar à Janaína - outro nome dado a Iemanjá -, na Praia dos Pescadores.

O azul e branco nas vestimentas colore as ruas neste dia. Um andor com flores e oferendas, como espelhos e barcos, são oferecidos a ela. É uma data festiva e alegre.

Nome

Iemanjá é a rainha das águas e mares. Seu nome vem de uma expressão Iorubá que significa ‘Mãe cujos filhos são peixes‘. É um orixá muito respeitado e cultuado, e por isso a festa em sua homenagem é tão importante.

A tradicional da Festa em Arraial tem mais de 20 anos e, ainda por conta da pandemia, não terá os moldes do especial – e merecido festejo à Rainha do Mar. Mesmo assim, cânticos à Iemanjá e aos Orixás com toques de atabaques fazem parte da tradição.

A concentração da procissão tem início às 14h e sempre é acompanhada por centenas de turistas e moradores, além da participação de diversos Babalorixás e lalalorixás de Arraial d'Ajuda e Região.

A Festa, que tem apoio da Prefeitura , entre outras entidades e patrocinadores é realizada pelo Terreiro de Candomblé Ilê Axé de Xapanã.

Santo André 

Na Vila Criativa em Santo André, distrito de Santa Cruz Cabrália também haverá veneração à origem com cortejo saindo da Vila em direção ao cortejo dos barcos levando Lia, a boneca Yemanjá que homenageia a Lia de Itamaracá. 

 Evento tem abertura às 19:30, com homenagem à Rainha do Mar, seguida da exibição do vídeo Lia de Itamaracá. Ainda haverá show de Céu de Crioula com Milena Torres, Railane e participação especial de Anne Chaves e apresentação de dança.

O culto a Iemanjá não se detém apenas aos rituais. Confira abaixo uma playlist de canções dedicadas à Rainha do Mar:

O MAR SERENOU - Clara Nunes

CONTO DE AREIA - Clara Nunes

DOIS DE FEVEREIRO - Dorival Caymmi

LENDA DAS SEREIAS - Marisa Monte

YEMANJA RAINHA DO MAR - Maria Bethânia

JANAÍNA - Otto

IEMANJÁ - Gilberto Gil

SEXY IEMANJÁ - Pepeu Gomes

RAINHA DAS CABEÇAS - Metá Metá

CANTO DE IEMANJÁ - Baden Powell

IEMANJA  - Melody Gardot

IEMANJÁ - Serena Assumpção e Céu

IEMANJÁ, AMOR DO MAR - Olodum

PRECE AO SOL/IEMANJÁ DESPERTA - Martinho Da Vila e Alcione

BANHO - Elza Soares

CAMINHOS DO MAR - Gal Costa


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

8° BPM realiza apreensão de entorpecentes em Porto Seguro

Capitão Uendel Bonfim deixa Cabrália e assume posto em Porto Seguro

Corredores ecológicos são essenciais para a manutenção da fauna e flora silvestre

Governo baiano informa que mantém congelamento de ICMS sobre combustíveis

Alexandre Borges representa Cufa em reuniões em Porto e Cabrália