Marinha investiga causas da colisão entre balsas em Porto Seguro

A Marinha, através da Capitania dos Portos, vai ser responsável pelas investigações sobre o acidente ocorrido entre duas balsas que fazem a travessia Porto Seguro x Arraial d´Ajuda. A colisão aconteceu na noite de segunda-feira, 27/02, no píer de Porto Seguro, assustando bastante os passageiros.

Um turista de Porto Alegre ficou ferido na perna e recebeu os primeiros socorros pelos próprios marinheiros. Depois foi conduzido ao hospital Neurocor, onde foram realizados os procedimentos e acompanhamento médicos. O Jornal do Sol apurou que o turista passa bem e deve receber alta até quarta-feira, 29/02.

A Marinha divulgou nota informando “que será instaurado um procedimento para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo”.

Diversos fatores podem ter contribuído para causar o acidente, o que vai ser esclarecido no inquérito da Capitania dos Portos, inclusive se algum dos mestres errou alguma manobra. A operação das balsas continua normal.

As empresas da Travessia declararam “que em mais de 30 anos de operação do transporte hidroviário, é a primeira vez que se registra uma colisão de embarcações da travessia em Porto Seguro. A pessoa que se feriu recebeu atendimento médico, com sutura de um corte na perna e teve total acompanhamento das empresas Travessia”.

Na manhã de terça-feira, 28/02, o prefeito Jânio Natal (PL) divulgou comunicado dizendo que recebeu a notícia do acidente “com pesar e preocupação. Apesar de tratar-se de permissionária da administração municipal, cabe à Marinha do Brasil, por meio da Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Seguro, apurar os motivos da colisão e garantir a segurança do serviço”.

Declaração da Travessia

“As empresas da Travessia vêm a público esclarecer a colisão entre duas embarcações, na noite de segunda-feira, 27/02.

Vale ressaltar que em mais de 30 anos de operação do transporte hidroviário, é a primeira vez que se registra uma colisão de embarcações da travessia no município de Porto Seguro, não observando em todo esse tempo, qualquer evento que ofereça riscos aos passageiros.

Todas as nossas operações são baseadas em procedimentos, regras de segurança e treinamento de nossos funcionários, que são preparados para atuar em diversas condições, prezando sempre pela prestação de um serviço de qualidade aos nossos passageiros.

Em relação à ocorrência, a pessoa que se feriu recebeu toda a prestação de atendimento médico, com sutura de um corte na perna e receberá alta hospitalar nesta terça-feira (28). Ela teve total acompanhamento das empresas Travessia.

As empresas se colocam à disposição para colaborar com a apuração das causas que levaram à colisão das embarcações, reiterando seu compromisso em priorizar a segurança dos passageiros e a qualidade dos serviços prestados”.

Nota da Marinha

A Marinha do Brasil (MB), por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro), informa que tomou conhecimento, por volta das 20h30 de segunda[1]feira, 27/02, sobre o abalroamento ocorrido entre as balsas Laguna II e Santa Cruz, durante a navegação de travessia entre Porto Seguro e Arraial D'Ajuda.

Imediatamente após tomar conhecimento do ocorrido, uma equipe de Inspeção Naval (IN) da DelPSeguro foi deslocada para o local a fim de ampliar as informações e prestar o auxílio necessário.

Cabe informar que um passageiro ficou levemente ferido e foi encaminhado para a unidade hospitalar. As embarcações sofreram avarias, no entanto, não há registros de poluição hídrica.

A DelPSeguro informa que será instaurado um procedimento para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo.

Comunicado do prefeito Jânio Natal

“Com pesar e preocupação, tomei conhecimento do acidente entre duas balsas, com passageiros e veículos, no Rio Buranhém, no início da noite desta segunda-feira, 27/02.

Prezando pela segurança de todos os cidadãos, determinei uma imediata e minuciosa investigação das causas do acidente, no âmbito desta Prefeitura.

Apesar de tratar-se de permissionária da administração municipal, cabe à Marinha do Brasil, por meio da Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Seguro, apurar os motivos da colisão e garantir a segurança do serviço.

Acompanharemos de perto toda a apuração, esperando um breve e completo esclarecimento, e estamos à disposição para atender às vítimas do infausto acidente”.


Foto: reprodução redes sociais

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Servidores municipais fazem treinamento sobre nova lei de licitações

Curso de Direito da UFSB tira nota máxima na avaliação do MEC

Saiu o resultado da 2ª etapa do concurso para o magistério Estadual

Fundo Ambiental Sul Baiano destina 740 mil euros para mais dez projetos

Bahia realiza pesquisa para identificar perfil do turista no Carnaval