Quase 150 mil pessoas são afetadas pelas chuvas da Bahia

 

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec)  atualizou os dados e números de de municípios afetados pelas chuvas até a quinta-feira, dia 22 de dezembro Ao todo, são 995 desabrigados, 14.214 desalojados e 149.246 outros afetados. Ainda foram registrados sete feridos e um óbito e o número total de atingidos chega a 164.463pessoas, em 82 municípios baianos.                       .

Até o momento, 63 municípios estão decretaram Situação de Emergência (SE), Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Arataca, Baixa Grande, Baixa do Choça, Barro Preto, Belo Campo, Brejões, Buerarema, Cachoeira, Canavieiras, Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Coaraci, Dário Meira, Euclides da Cunha,Eunápolis, Fátima, Firmino Alvez, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba,Ibirapuã, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuipe, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapicuru, Itaquara, Itarantim, Itororó, Jiquiriçá, Jussari, Lafaiete Coutinho, Medeiros Neto, Mutuípe, Nova Itarana, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São Félix, Teodoro Sampaio, Ubaitaba, Vereda, Vitória da Conquista e Wenceslau Guimarães.  

Além destes, Aurelino Leal, Catu, Floresta Azul, Gandú, Guanambi, Guaratinga, Ibotirama, Itamaraju, Jitaúna, Juazeiro, Jucuruçu, Maragojipe, Marcionílio Souza, Santo Antônio de Jesus, Sátiro Dias e Teixeira de Freitas também sofrem com as chuvas.

Seinfra

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), também divulgou as rodovias que passaram por execução de serviços emergenciais. De acordo com o órgão, 27 pontos foram afetados e já foram liberados para tráfego. As intervenções também contam com o apoio dos Consórcios Intermunicipais de Infraestrutura.   

Por conta das incessantes chuvas, um trecho da BR-418, na cidade de Caravelas , no extremo sul da Bahia, cedeu e criou uma cratera no local, interditando a pista.

Na madrugada de sexta-feira, dia 23 de dezembro, novos trechos da BR 1010, no Extremo Sul da Bahia sofreram desabamento. Já no Km 817, entre Teixeira de Freitas a Itamaraju, uma cratera se abriu interditando completamente a estrada. Para quem deseja chegar a Eunápolis e Porto Seguro, há um desvio passando por Prado e Caravelas.

No Km 725, entre Eunápolis e Itabela, a queda de uma pedra gigante fechou meia pista e há 17 km ao Norte de Eunápolis, no Distrito de Mundo Novo, , uma barreira caiu interrompendo o tráfego.

BR 101, Km 701 (Mundo Novo)

No Km 896 (Teixeira / Posto da Mata) há muita lama na pista. Já a BR-367, entre Eunápolis e Porto Seguro, ficou interditada parcialmente no km 54, em Vera Cruz, devido à queda de árvores.


 Com informações e foto da Ascom Gov BA

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Após queda nos casos ativos de Covid, governo baiano flexibiliza medidas

Colaboradores do La Torre recebem cestas de Natal

Sem fim: chuvas provocam novas interdições de pistas no Extremo Sul

Hemoba lança campanha para reforçar baixo estoque do banco de sangue

Sesab abre processo Seletivo para residência em Saúde