Rede solidária faz outra tonelada de doações de Porto Seguro chegar ao RS

 

A mobilização solidária e a fé permitiram que mais uma tonelada de donativos de Porto Seguro chegasse ao Rio Grande do Sul. O caminhão saiu no sábado, 01/06, com destino a Porto Alegre e Pelotas, chegando na terça, 11/06.

No baú, muita roupa de frio, cobertores, calçados, água mineral, brinquedos e outros itens coletados nas diversas campanhas realizadas. Tudo bem embalado e etiquetado.

 

 

Essa incrível história de solidariedade começou quando a Azul anunciou, no início de maio, que estaria enviando donativos de Porto Seguro ao Rio Grande do Sul, para ajudar o povo a se reerguer. A mobilização foi intensa na cidade, que abriga muitos gaúchos.

Entre eles o casal Ademir Correia e Adriana Gimenez, que por mais de duas décadas comandaram a tradicional Padaria Sabor do Sul, na rua Marechal Deodoro. “Mesmo à distância, nosso coração está lá. Sofremos juntos esse tempo todo com as chuvas, as enchentes, os desabamentos...”, revela Adriana.

 

QG

Ela lembra que a Azul deu um prazo até 18/05. E chegou num dado momento em que a companhia aérea não tinha mais espaço físico para armazenar as caixas de doações. E estavam priorizando o envio de cestas básicas, produtos de higiene e limpeza.

O vestuário, agasalhos, cobertores, calçados, foram ficando... “Eu sei como é frio na minha terra”, diz. Adriana foi informada então que todo esse material havia sido entregue ao Corpo de Bombeiros, para que fizessem a destinação dos donativos.

“Entrei em contato com eles e a informação procedia. Como nós temos um espaço físico bem amplo na padaria, resolvemos montar aqui um QG. Trouxemos para cá o que estava no aeroporto, no Corpo de Bombeiros, nos Correios... para tentar conseguir um frete mais adiante. As doações não pararam de chegar e a carga ficava cada vez mais robusta”, conta.

Com a ajuda de duas voluntárias, Adriana e Ademir decidiram fazer um trabalho com muito carinho de preparo, separação e empacotamento dessas doações. “Dividimos por tipo, tamanho, o que era de inverno, de verão, o que servia ainda para uso... E o que não dava para enviar aos gaúchos, especialmente roupas de verão, doamos para o Centro Espírita”.

 

Enviado de Deus

Com tudo organizado, o maior desafio passou a ser como mandar o material. “Fizemos contatos com pessoas que estão na linha de frente no Rio Grande do Sul e nos disseram que precisaríamos encher uma carreta. E sabemos muito bem o tamanho e o volume que cabe em uma carreta”.

“Resumindo”, continua Adriana emocionada, “semana passada, quando as opções que tínhamos não eram as melhores, do nada apareceu o que eu chamo de enviado de Deus. A gente pediu com tanto fervor que Deus nos desse uma luz... Não esmorecemos, mas não conseguíamos resolver a questão do frete”.

“Do nada, essa pessoa bateu na nossa porta, quando estava fechando a padaria e, bem no estilo gauchão, disse: dona Adriana, seu Ademir, meu nome é Homero. Estou vindo de mudança do Sul, larguei minha mudança no Arraial d´Ajuda e o caminhão está voltando vazio. Fiquei sabendo pelos irmãos da maçonaria que vocês têm coisas pra levar pra lá”.

 

 

Só gratidão

As doações já chegaram a Porto Alegre, no Clube Farrapos; e Pelotas, na Loja Maçônica Hipólito José da Costa, que está sendo utilizada como centro de distribuição. “As meninas que receberam lá ficaram muito surpresas com a quantidade de cobertor, roupa de cama, roupas quentinhas de criança. Mais uma vez quero agradecer à população de Porto Seguro que fez de tudo para contribuir com nosso povo do Rio Grande do Sul”.

Por fim, Adriana registra que “foi um trabalho muito bonito. Vou continuar fazendo e eu tenho certeza que as pessoas vão continuar contribuindo... o que vier será bem-vindo. A gente vai continuar armazenando esse material com muito cuidado e, se Deus quiser, vai mandar um outro anjo da guarda aqui para essas doações chegarem a quem precisa”.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Paulo Ventura celebra 30 anos de adestramento e cinofilia em Porto Seguro

Comitê debate criação de unidade de conservação na bacia da Lagoa Azul

SAMU realiza treinamento com simulação realística de acidente grave

Polícia Civil promove curso com foco em mediação de conflitos agrários

Eco Bahia Hotel promove temporada de forró até o final de junho