Comitê debate criação de unidade de conservação na bacia da Lagoa Azul

 

O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Frades, Buranhém e Santo Antônio (CBHFRABS) realizou mais uma plenária com foco na preservação do bioma. Na Estação Veracel, foram debatidos, no final de maio, assuntos como a identificação de áreas prioritárias para recuperação da vegetação nativa; e a apresentação de estudos técnicos para criação de uma unidade de conservação na bacia da Lagoa Azul, no Arraial d'Ajuda.

 

 

Os comitês reúnem poder público, sociedade civil e usuários de água não só para dialogar, como para tomar decisões em conjunto.  “Foi uma reunião muito produtiva. Houve a discussão de uma série de temas muito relevantes, tanto para o nosso estado como para a área de abrangência das nossas Regiões de Planejamento e Gestão das Águas (RPGAs)”, disse o presidente do comitê, Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes.

A analista ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Samanta Levita, falou sobre o trabalho de identificação de áreas prioritárias para a recuperação e conservação da vegetação nativa nos biomas da Bahia. “A gente escolheu começar pelo comitê. Projetos de restauração envolvem a opinião das pessoas. Quanto mais as decisões são tomadas de forma participativa, mais esses projetos dão certo. Isso é algo que a gente já aprendeu com a experiência”.

 

 

A criação de uma unidade de conservação na bacia da Lagoa Azul foi apresentada pelo biólogo e consultor ambiental da Floram Engenharia e Meio Ambiente, Francisco Dutra.  Segundo ele, “os desafios da preservação da Lagoa Azul têm a ver principalmente com a forte expansão imobiliária presente em todo o litoral brasileiro, especificamente em áreas de grande interesse turístico”.

 

Comitês Estaduais de Bacias Hidrográficas da Bahia

Os Comitês de Bacias Hidrográficas são espaços onde representantes dos poderes públicos, usuários de água e sociedade civil se reúnem para discutir e deliberar sobre como gerenciar de forma sustentável e justa os recursos hídricos das bacias hidrográficas.

A Bahia é composta por 14 Comitês Estaduais de Bacias Hidrográficas e 01 Comitê Interestadual de Bacia Hidrográfica (localizada nos estados da Bahia e Minas Gerais e faz parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco).

 

Rios dos Frades, Buranhém e Santo Antônio

O Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios dos Frades, Buranhém e Santo Antônio (CBHFRABS) foi criado pelo Decreto nº 14.244 de 18/12/2012 e possui 42 membros, dentre titulares e suplentes.

Durante o ano, são realizadas quatro plenárias ordinárias para que os representantes discutam sobre assuntos relacionados à água. E as reuniões são sempre abertas à população que queira participar.

Engloba 10 municípios e 11 mil Km² de área (Porto Seguro, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Santa Cruz Cabrália, Prado, Belmonte, Itagimirim, Itamaraju e Itapebi). O bioma é constituído pelas porções das Bacias Hidrográficas dos rios Santo Antônio, João de Tiba, Frades, Caraíva, Queimado e pequenos rios próximos à linha de costa, além da porção estadual do Rio Buranhém, que deságua no Oceano Atlântico.

Também concentra-se nesta RPGA um grande número  de  unidades  de  conservação,  inclusive  o maior  fragmento de Mata Atlântica do Nordeste; complexo dos Parques Nacional do Monte Pascoal  e Descobrimento, bioma  tropical mais ameaçado de extinção do planeta. Estas matas também são Patrimônio Natural Mundial, tombadas pela UNESCO.


Com informações da assessoria de imprensa - Foto principal: Arquivo Jornal do Sol - agosto/1995; Foto reunião: Marcos Bernardes

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Polícia Civil incinera drogas apreendidas na Costa do Descobrimento

Chalés da Floresta: opção de hospedagem e ecoturismo em meio à natureza

SAMU realiza treinamento com simulação realística de acidente grave

Professor e escritor, Eder Rodrigues toma posse na Academia de Letras

Eco Bahia Hotel promove temporada de forró até o final de junho