Arraial d’Ajuda e Trancoso celebraram São Brás, na sexta-feira, dia 3 de fevereiro. O festejo nos dois distritos teve direito a missa em louvor ao santo, procissão, bênção e subida do mastro.
Arraial tem resgatado a tradição e apesar de ainda ser um movimento tímido, os adeptos comemoraram cantando e dançando durante toda a tarde. Na parte da manhã, o pároco celebrou uma missa campal na praça dedicada ao santo. Após o almoço servido para os festeiros na Casa dos Romeiros, foi a hora de seguir em procissão e levar o mastro para abençoar na igreja. A subida do mastro foi acompanhada por moradores e turistas.
Trancoso
Em Trancoso, a festa começa sempre no dia anterior (2). O Samba de Couro anuncia o início dos festejos que seguem por toda a madrugada, até a manhã do dia seguinte (3), quando o mastro é trazido para o Quadrado.
A Subida do Mastro é o ponto alto da festa. Celebrações religiosas e culturais fazem parte da profissão de fé ao santo conhecido popularmente como o protetor da garganta e padroeiro dos radialistas.
Fotos: Débora do Carmo
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
O Bloquinho: expectativa é receber 10 mil foliões
Arraial d’Ajuda terá Hospital de Especialidades Cirúrgicas do Litoral Sul
Profissionais da Educação da Bahia recebem precatórios do Fundef
Veracel tem edital com oportunidades para Bahia e Minas Gerais