Veracel inaugura novo Viveiro de Pesquisa

 

A Veracel Celulose inaugurou novo Viveiro de Pesquisa. A estrutura tem cerca de 3 mil m² e capacidade para produzir 500 mil mudas por ano a partir de centenas de clones diferentes de eucalipto. O espaço, em Eunápolis, na Bahia, será dedicado exclusivamente aos experimentos de melhoramento genético de eucalipto da empresa, de onde sairão novos clones para os plantios comerciais.

O plantio comercial de florestas para produção de celulose é feito com clones de eucalipto geneticamente iguais aos originais que foram desenvolvidos, testados e selecionados pela área de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Os melhores clones são cultivados no Viveiro Operacional, garantindo um plantio mais homogêneo, com bom crescimento, maior resistência a pragas e doenças e melhor qualidade da madeira.

O Viveiro Operacional de mudas da Veracel é responsável por manter a produção mensal de mais de 4 milhões de novas mudas em diferentes estágios de desenvolvimento e tem capacidade para produzir até 20 milhões de mudas por ano.

Com o novo Viveiro de Pesquisa, a empresa passa a ter um espaço exclusivo para a produção de mudas de pesquisa, permitindo que o Viveiro Operacional se dedique à produção de mudas dos clones já recomendados que irão compor os plantios comerciais. Esta adequação visa garantir maior eficiência para ambos os processos de pesquisa e operação.

 

Caio Zanardo, CEO da Veracel e Marcio Veiga, diretor florestal da empresa, reuniram a diretoria e a equipe do viveiro para a inauguração do novo espaço

 

“Clones geneticamente superiores aumentam a produtividade das nossas florestas e garantem a qualidade da celulose produzida, resultando em maior competitividade no mercado”, diz Carla Garcia, Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Veracel.

“A pesquisa em melhoramento genético é muito importante para que possamos desenvolver clones mais resilientes às variações do clima, resistentes a pragas e doenças, que formarão florestas de qualidade e promoverão práticas de manejo mais sustentáveis”, explica.

De acordo com a gerente, “o investimento no Viveiro de Pesquisa fortalece o programa de melhoramento genético da empresa e assegura que os melhores materiais genéticos sejam desenvolvidos e utilizados nos plantios comerciais futuros da Veracel”.


Fonte e fotos: Guilherme Molina (Fleishman)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Baianão Série B já tem o primeiro time classificado para as semifinais

Eleições 2024: partidos podem realizar convenções a partir de 20/07

TJBA adota novo modelo de publicação de processos em segredo de Justiça

Atleta revelado em Trancoso é convocado para a Seleção Brasileira Sub-15

Consórcio vence licitação para elaborar anteprojeto de obras do novo aeroporto