A nova diretoria da Academia de Letras do Brasil - Seccional Porto Seguro (ALPS) foi eleita e empossada no final de outubro. Por aclamação em sessão presencial, os acadêmicos e as acadêmicas elegeram presidente o escritor e ator Carleone Filho; o poeta Paulo Sérgio Rosseto como vice-presidente; e os escritores Rod Pereira, secretário; Alda Andreia Therkovsky, tesoureira; e Verônica de Souza, diretora de Acervo Documental e Museus.
O novo presidente explicou que, apesar da posse, seguindo normas da ALPS, já ter sido concretizada no dia da votação, uma cerimônia pública para apresentação da nova diretoria será marcada, para meados de dezembro, com data a confirmar. Ele também falou das atividades e dos objetivos da entidade.
“As atividades da Academia são pautadas pelos objetivos expressos no seu Estatuto. Nessa gestão, haverá um empenho para valorizar a nossa Língua Brasileira, com toda a sua diversidade: as variações linguísticas, as influências dos povos originários, dos portugueses, das matrizes africanas, dos imigrantes. Tudo isso visando ampliar diálogos, conhecer e divulgar quem produz e o que se produz nesse mundo das Letras em nosso território”, explicou.
Incentivo à leitura
Carleone também citou que uma outra linha de ação será voltada para o incentivo à leitura e à escrita, tendo como foco estudantes nos diversos níveis. “Cursos, oficinas e concursos literários estão entre as opções de atividades a serem realizadas a partir de 2023”, revelou. O presidente ainda reforçou que um trabalho em parceria com Instituições que atuam em áreas afins está entre os focos para os próximos dois anos.
“O retorno da Semana Literária de Porto Seguro se encontra entre as pautas a serem discutidas e programadas conjuntamente. Ainda para 2023 temos já firmada a nossa participação no XXXVII Colóquio Internacional de Lusofonia, a ocorrer em nosso Município, com a participação de países de Língua Portuguesa, escritores e instituições diversas, uma novidade cooptada pela Prefeitura Municipal de Porto Seguro, via Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico, Diretoria Municipal de Cultura e CEMPEC, e Centro Municipal de Pesquisa, Educação e Cultura, órgão municipal que estou à frente”.
Foto Facebook
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
'Rock + Humor' traz Gabi Roncatti e Landau em apresentação única no Arraial
Miss Beleza Negra recebe inscrições para concurso dia 19/11
Vila Criativa promoveu sarau focado na valorização das mulheres
Livro Gastronomia Preta exalta profissionais negros do Brasil
13º Arraial Cine Fest abre inscrições para exibição de filmes