Caraíva recebe vernissage ‘Pelos Meus Olhos’, do fotógrafo Léo Barreto

Na quinta-feira, dia 13 de outubro, o Fotógrafo Leo Barreto abriu sua exposição ‘Pelos Meus Olhos’, onde expõe suas fotografias e seu dedicado olhar sobre Caraíva. O carioca de 47 anos, nascido em Niterói e morador da Vila desde 2018 é um dos grandes retratadores do cotidiano distrito. Seu amor pelos clicks se tornou profissão em 2019 e desde então tem mostrado um olhar mais intenso para o movimento e detalhes minimalistas e bucólicos que passariam despercebidos se não fosse registrado com a sutileza e beleza capturadas pelo artista.

A exposição tem entrada gratuita e segue até o dia 11 de novembro na Galeria Gahya, na beira do Rio Caraíva, no distrito de mesmo nome, Porto Seguro. O material exposto é uma série de imagens do cotidiano de Leo.

“As fotos retratam o meu cotidiano: o amanhecer na Barra de Caraiva, encontros ao longo do dia, visitas ao território Pataxó, entre outros momentos. É a minha primeira exposição com disponibilidade para a venda das fotos”, revela, contando que apesar das fotos expostas já terem dono, estarão disponíveis para compra, séries assinadas de outros clicks.

“Eu doei para o Centro de Apoio do Parque Nacional do Monte Pascoal, 5 fotos que retratam parte da cultura e do povo Pataxó. São as únicas fotos expostas de aldeia que não estão localizadas no entorno do parque”, enfatiza.

Exposição 

A galeria Gahya recebeu o lindo acervo do fotógrafo, em Fine Art - técnica de impressão de obra de arte em papel algodão feita a partir de um arquivo digital e uma impressora a jato de tinta, que produz imagens mais nítidas e de qualidade e durabilidade superior.

“A minha expectativa era apresentar as fotos através de uma outra forma, na verdade a forma original. Estamos tão habituados as olhar e admirar as fotos pelo celular que até eu me surpreendi quando as vi impressas, trabalho maravilhoso da equipe do Ateliê Fine Art do  Cláudio Colavolpe, de Salvador (BA). Uma ação entre amigos viabilizou a impressão em Fine Art das fotos para a exposição”, reitera.

Nome

Sobre o nome da exposição, Léo conta que começou com a brincadeira de um amigo. “Eu fazia alguma foto aleatória dele e na hora de postar ele me marcava escrevendo ‘Pelos olhos do Léo Barreto’”, explica.

Já o convite para expor suas obras veio de forma bem direta dos proprietários da Galeria Gahya, Mônica e Dani. “Em uma conversa, me disseram ‘Já está na hora de expor suas fotos, não acha?’ e partimos para a viabilização desse sonho, que se concretiza hoje”, comemora.

 Ao final da exposição, a aquisição de suas obras – que serão entregues com a mesma qualidade de impressão Fine Art – podem ser realizadas pela sua página do Instagram. Lá, também dá para conferir um pouco do trabalho do artista. 


 Texto: Débora do Carmo Foto: Marco Trindade

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Plogging na Praia terá ações em Arraial d’Ajuda

Livro Gastronomia Preta exalta profissionais negros do Brasil

Jogos Indígenas Infanto-Juvenil é realizada em novembro na Aldeia Velha

Bahia ocupa 7ª posição no ranking de energia solar no Brasil

Porto Seguro registra grande fluxo de turistas dos últimos quatro anos