Frida Baranek expõe retrospectiva na Galeria Hugo França, em Trancoso

 

A Galeria Hugo França, em parceria com a Galeria Raquel Arnaud, apresenta em Trancoso, até 15/09, a exposição "Dentro/Fora", uma retrospectiva das obras de Frida Baranek. Curada por Marc Pottier, a mostra traça a trajetória da artista carioca desde sua primeira exposição na Petite Galerie, no Rio de Janeiro, até suas influências e residências na Europa e Estados Unidos.

 

 

"Dentro/Fora" explora a relação entre matéria e forma, utilizando materiais como tela de aço galvanizado, acrílico, vidro e metais variados. Inspirada pelo movimento "American Anti-Form", dos anos 1960, e por artistas como Eva Hesse e Robert Morris, Baranek cria esculturas que frequentemente permanecem no chão, evocando continuidade e transformação.

A exposição reflete a dualidade experienciada por Baranek em sua carreira nômade entre Brasil e Portugal, adaptando seu trabalho às mudanças culturais e pessoais. Suas obras testemunham a interação entre o "Dentro" íntimo da artista e o "Fora" dinâmico do ambiente, revelando um diálogo com a memória, a experiência e a mudança.

 

 

Os visitantes são convidados a contemplar as esculturas instaladas no ambiente amplo da Galeria Hugo França, que conecta genuinamente com a natureza ao redor, e o espaço emocional compartilhado por Baranek através de suas criações. Estão expostas obras como "Fronteira", "Ma Mémoire", "Balance", entre outras.

A Galeria Hugo França de Trancoso fica na rodovia BA 001 s/nº, próximo ao trevo para Caraíva. Está aberta de segunda a sexta, das 10h às 17h. Sábados, domingos e feriados somente com agendamento pelo site da galeria.

 

Frida Baranek

Escultora, arquiteta, gravadora e desenhista, Frida Baranek é uma artista contemporânea com reconhecimento internacional. Em sua produção, utiliza com freqüência materiais industrializados cujas propriedades estão intimamente relacionadas à expressão visual das obras, como placas, hastes e fios de ferro ou aço.

 

 

Esses materiais são expostos previamente à ação do tempo, de maneira a perder sua aparência original, aproximando-se assim de destroços. Formou-se em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula, no RJ (1983). Em 1984, inicia pós-graduação em escultura pela Parsons School of Design, em Nova York. E fez mestrado em Desenho Industrial na Central Saint Martins, em Londres (2012).


Com informações de Taís Santos - Fotos: divulgação e reprodução Instagram

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Aberta a temporada do turismo de observação de baleias. Imperdível!

Filarmônica 2 de Julho celebra 77 anos de tradição musical

‘Beem Trancoso’ traz Nando Reis, Jau e Marco Luque no Teatro L´Occitane

Professor e escritor, Eder Rodrigues toma posse na Academia de Letras

Documentário celebra o Instituto Descobrir e seus talentosos músicos