Conhecidas por suas acrobacias e cantos melódicos, entre julho e outubro as baleias jubarte migram das águas geladas da Antártica para a costa quente brasileira, onde se reproduzem. Essa viagem de mais de 4 mil Km renova a expectativa de uma boa temporada do turismo de observação.
E Porto Seguro é um dos locais mais privilegiados para esse tipo de excursão. Um espetáculo natural que encanta quem testemunha saltos espetaculares e batidas de cauda desses gigantes dos mares. Os passeios se extendem por mais de 20 Km da costa.
Com o trabalho de identificação e preservação realizado por associações como o Projeto Baleia Jubarte, a possibilidade de avistamentos tem crescido a cada ano. A previsão é que 35 mil baleias jubarte visitem a costa brasileira este ano.
Números de 2023
Na temporada 2023, mais de 3 mil pessoas visitaram as baleias através das operadoras Cia do Mar e Baleia à Vista Ecoturismo. Foram realizados 89 embarques e mais de 500 avistagens. O recorde em um mesmo passeio foi de 20 animais.
A parceria com as operadoras rendeu 76 registros de foto-identificação, essenciais para continuar a estudar e entender a população brasileira de jubarte.
Projeto Baleia Jubarte
O projeto foi criado em 1988 como parte das ações de Implantação do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. A missão era estudar e proteger a população remanescente de baleias-jubarte que se reproduzem em águas brasileiras, que naquela época ameaçadas de extinção.
Hoje, o projeto desempenha papel crucial na promoção do turismo sustentável e na educação do público, garantindo práticas de observação que respeitem o comportamento natural das baleias.
E também capacita operadores turísticos locais, assegurando a adesão às normas rígidas de observação. Como, por exemplo, manter uma distância mínima de 100 metros e limitar o tempo de interação a 30 minutos.
Fotos: reprodução Projeto Baleia Jubarte
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Filarmônica 2 de Julho celebra 77 anos de tradição musical
Veracel inaugura novo Viveiro de Pesquisa
Eleições 2024: partidos podem realizar convenções a partir de 20/07
TJBA adota novo modelo de publicação de processos em segredo de Justiça
Consórcio vence licitação para elaborar anteprojeto de obras do novo aeroporto