Na última terça-feira, dia 16, foi realizada a cerimônia de Abertura da 4ª Edição do Festival Internacional de Cinema de Trancoso, na Casa de Perainda. O evento foi conduzido por Flávia Barbalho e Alexandre Gobbo e contou com a presença de diversas autoridades municipais e importantes nomes do cinema.
Patrocinado pela Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Farmácia Indiana e Instituto Elias Mattar, além do empresariado local, o evento tem programação gratuita e está disponível no site do Festival. Durante os cinco dias do evento, serão exibidos 75 filmes nacionais e internacionais, com classificação indicativa livre, entre 17h e 1h.
Homenageados
Na ocasião, os homenageados receberam as Menções Honrosas do Festival: o diretor e produtor Marcelo Galvão (dos filmes Colegas, O Matador - NetFlix, Fourth Grade, Quarta B, e A Despedida); Beto Gauss (Cidade Invisível – Netflix), responsável pela concretização do projeto idealizado por Carlos Saldanha, (autor de das animações Rio, A Era do Gelo e Touro Ferdinando); Walter Salles (Central do Brasil).
Menções honrosas também para a categoria Originalidade Audiovisual, que premiouDr. Hildebrando Pontes, especialista em Direitos Autorais; Giuliano Chiardia, pioneiro na gravação de filmes com celulares “Art Mobile”; Tiago Ferraro e Fernanda Kiehl, por Monday Feelins; Gustavo Abah, multi esportista, repórter, editor e diretor diferenciado no universo da natureza e esportes de aventura e Sidivaldo Oliveira, cineasta revelação de Itabela, que grava seu primeiro longa: “Messias”, inspirado na vida de Jesus Cristo, após a produção de 10 curtas.
Novidades
Para este ano, o Festival vem recheado de novidades. A primeira delas é o Circuito Gastronômico de Trancoso, que reúne 18 restaurantes da vila com pratos inspirados no cinema e que podem ser saboreados até 30 de novembro.
Outra é a presença do Sebrae, que nesta sexta-feira (19) realiza, no conteúdo das Oficinas de Cinema, uma aula sobre empreendedorismo para os 78 alunos participantes. Há ainda a apresentação de um filme sobre o concurso da Beleza Negra em Trancoso, que está na 14º ano; e a exposição de quadros pintados pelos alunos da Escola Municipal Honorina Passos na Casa de Perainda.
Já na próxima segunda feira, dia 22, a equipe do Festival disponibilizará nas redes sociais a Roda de Conversas que aconteceu no dia 18, no Teatro L´Occitane, sobre produção cinematográfica na atualidade. Mais informações pelo site.
Com informações da ascom Festival Internacional de Cinema de Trancoso
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Funceb divulga Salões de Artes Visuais da Bahia a artistas de Porto Seguro
Atividades culturais marcam reabertura da Biblioteca de Caraíva
Curta 'Tazinho: O Homem e o Mar', é produzido em Caraíva
Africanidade faz resgate da cultura afro e ações sociais
8 de outubro: Dia do Nordestino, arretado