Instituto entrega à comunidade a primeira geladeira de livros

Batizada de Portoteca, foi entregue à comunidade a primeira geladeira de livros do Instituto Portobello Hotéis. A mini biblioteca está instalada no interior da Comporto do Baianão (rua da Paz, 13) e fica disponível de segunda a sábado, no horário comercial da loja.

Os leitores podem levar para casa os exemplares de sua preferência sem custo, devolvendo-os ao final da leitura. “Este é apenas o primeiro passo, breve novas instalações serão realizadas”, diz Cícero Sena, diretor do Instituto. “Queremos possibilitar às comunidades maior acesso aos livros. Mas precisamos também da participação e apoio da sociedade. Quanto mais geladeiras e livros arrecadarmos, mais bibliotecas portáteis poderemos criar”.

Outra proposta da Portoteca é valorizar os escritores e escritoras locais. Pois a cidade é fértil em produção literária. Fazem parte do acervo autores como Alda Therkovsky, Roberto Martins, Allysson de Matos, Paulo Sérgio Rosseto, Romeu Fontana, Joaci Góes e o próprio idealizador do projeto, Cícero Sena.

Em dezenas de cidades brasileiras, geladeiras antigas que iriam para o lixo estão ganhando essa nova utilidade: virar pequenas bibliotecas. A experiência tem mostrado que elas estão mudando a relação dos beneficiados com a leitura. Atendem todo tipo de público, contribuem para a expansão do conhecimento e criam espaços para rodas de debates e leituras coletivas com crianças e adolescentes.

Você tem uma geladeira velha que não funciona, talvez até sem motor, que não consegue descartar? Esse entulho para você pode se transformar em mais uma Portoteca. Os interessados em doar livros, carcaças de geladeiras ou freezers verticais podem entrar em contato pelo WhatsApp (73) 98146-2198. A organização do Instituto se encarrega de buscar a doação.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

A história inspiradora de Késia Souza é retratada em documentário

Mais de oito mil pessoas se encantam com o Música em Trancoso 2023

Arraial Cine Fest anuncia filmes vencedores de 2023

Academia de Letras de Porto Seguro empossa mais dois imortais

Porto Seguro inspira o talento e a obra do artista mineiro Xanxão