Academia de Letras de Porto Seguro empossa mais dois imortais

A Academia de Letras de Porto Seguro (ALPS), realiza dia 16/12 Sessão Solene para a posse da sua Nova Diretoria, biênio 2023/2024 e de Gilvan Florêncio e João Fernandes, imortais que assumirão respectivamente as cadeiras 4 e 10.

Segundo o presidente da entidade, comente membros efetivos da Academia de Letras cidadãos ou cidadãs, com domicílio permanente no município, e que tenham publicado obras literárias ou científicas, ou que sejam personalidades de grande expressão na vida literária de Porto Seguro tem direito as pleitear uma cadeira na academia.

“A escolha das cadeiras pelos novos imortais se dá por afinidade. Gilvan escolheu a cadeira 4, que tem como patrono Gregório de Mattos. Já João, a cadeira 10, de Adonias Filho. A solenidade seguirá as normas estabelecidas pela Academia, sendo programados discursos, intercalados por atividades de dança e teatro que serão oferecidas pelo CEMPEC”, revela.

Nova diretoria

A nova diretoria a tomar posse tem como Presidente, Carleone Filho; Vice Presidente, Paulo Sérgio Rosseto; Secretário, Rod Pereira; e na área de Acervo Documental e Bibliotecas, Verônica Souza.

“Na oportunidade será apresentado um panorama das ações as serem desenvolvidas pela nova gestão a fim de incentivar, cultivar, preservar, valorizar e divulgar o vernáculo na sua diversidade, em seus gêneros científico, histórico, literário e artístico, bem como promover no Município a cultura, as ciências sociais, as artes e a valorização dos idiomas presentes no Território Nacional”, explica Carleone.

Empossados

Aos 73 anos, o escritor João Fernandes, que tem uma longa história com as letras e Porto Seguro, sendo o primeiro autor publicado no município, fato ocorrido em maio de 1982, será o imortal da cadeira número 10. “Sem dúvida, é algo muito gratificante, pois traduzirá o reconhecimento pelo nosso trabalho literário, já que publicar livros no Brasil é tarefa árdua, coisa para obstinados”, ressalta, reconhecendo que sua indicação não era nada tão imprevisível, por sua história literária.

Ele explica também que, como imortal, há direitos e deveres. “Um dos direitos é o de nos sentirmos privivilegiados pela láurea, além de honrados pela escolha. E entre os deveres estão o comparecimento às reuniões e a colaboração às iniciativas culturais empreendidas pela presidência da entidade e seus membros”, salienta.

Assumindo a cadeira 4, de Gregório de Mattos, o gestor público Gilvan Santos Florêncio, de 65 anos, revela que a indicação foi feita a quase dois anos, mas em virtude da pandemia só agora toma posse. Ele brinca dizendo que a indicação se deu por conta de suas amizades “Tenho vários amigos na Academia, isso deve ter contribuído para a indicação.  Mas falando sério, sinto-me honrado como filho da Cidade pela indicação. Estarei junto com todos para consolidar ainda mais os princípios da Academia. É um momento novo, o sentimento maior será na hora da posse”, celebra.

A posse acontece na  sede do Centro Municipal de Pesquisa, Educação e Cultura (CEMPEC), localizada à Rua Itagibá - 67, no Centro de Porto Seguro.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Festival Nayra Gatti acontece a partir de 9 de dezembro

Cantor Davi Lima fala da emoção em participar do The Voice Brasil

Prefeitura prorroga inscrições para o Salão de Artes de Porto Seguro

Carleone Filho assume presidência da Academia de Letras de Porto Seguro

Livro Gastronomia Preta exalta profissionais negros do Brasil