Mamulengos invadem a Vila Criativa em Santo André

Na segunda-feira, dia 29 de janeiro, às 18h, a Vila Criativa, em Santo André, distrito de Cabrália, será ‘invadida’ por Mamulengos. Isso por que o Coletivo de Mamulengos Flor do Cafezal apresenta o espetáculo O Bicho, o Pinheiro e a Festa. O ingresso é de contribuição voluntária.

O teatro que tem duração de 40 minutos, conta a história de uma comunidade interiorana envolvida na ‘Festa do Pinheiro’, mas um bicho misterioso que pode colocar tudo a perder. A salvação surge das florestas, morada de Baltazar, nosso herói insubordinado.

Desde 2015, o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, mais conhecido como Mamulengo é considerado Patrimônio Cultural do Brasil. Ele características populares e distintas, onde os atores são bonecos que falam, dançam, brigam e quase sempre, morrem. É muito difundido nos estados do Nordeste, principalmente em Pernambuco.

Suas raízes históricas e origens são vinculadas ao teatro medieval europeu. Porém, outras vertentes acreditam que ele venha de raízes africanas com a arte da manipulação de bonecos, com performances que combinavam música, dança e narrativas cativantes e que tenha surgido no período colonial.

Já o termo ‘mamulengo’, tem raízes no português de Portugal, que significa pessoa desajeitada, com movimentos descoordenados, o que descreve bem os movimentos dos Mamulengos. 


Com informações e fot de Aline Alcântara / YaaYoo

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Festival Jazz Trancoso 2024 tem presença de quase 3 mil pessoas

Policia Civil anuncia inovações na Operação de Segurança para o Carnaval 2024

Great Place to Work certifica Veracel pelo 6º ano consecutivo

Prefeitura de Cabrália abre processo seletivo com 135 vagas

São Sebastião é celebrado em Porto Seguro e distritos