Painéis artísticos valorizam beleza natural na Travessia das Balsas

A beleza da Travessia das Balsas de Porto Seguro para Arraial d´Ajuda, que já é um grande atrativo turístico da cidade, acaba de ganhar um novo realce, com as pinturas do artista plástico David Arranhado. Nascido em Portugal e formado em Conservação, Restauro e Pintura em Mural, o artista já deixou a marca do seu talento em projetos pelo Brasil, Turquia, México e Estados Unidos. “No ano passado, como eu já estava desse lado do oceano, resolvi voltar ao Brasil, que já estava com saudades”, conta.

David retornou então à Costa do Descobrimento e, por conta da pandemia, acabou partindo com um amigo de barco até o estado de Alagoas, onde passou a imprimir sua arte em espaços públicos, desenhando paisagens e cenas do dia a dia, através do projeto Marinhar. Foi através das redes sociais, que o diretor da Rio Buranhém Navegação, Bruno Barbiero tomou conhecimento do projeto, que casava perfeitamente com seu desejo de embelezar e humanizar ainda mais a travessia.

“Por coincidência, quando fiz contato, o David estava com planos de vir para Caraíva e encaixou perfeitamente”, conta Bruno. Hoje, aos 36 anos, David encontrou o cenário perfeito para retratar a identidade da região. “Eu busco imagens que representam a essência do lugar, cada destino tem a sua paleta de cores. E Bruno surgiu com essa vivência das travessias, que é uma identidade de Porto Seguro e Arraial. Aqui o projeto vem com essa bagagem de mapas, pessoas, paisagens, mar, pesca”, explica o artista.  

O empresário Bruno sempre apostou na harmonia entre o trabalho artístico e a nova estrutura da travessia das balsas, onde já haviam sido instaladas peças com mosaico em azulejos. “A travessia não é apenas um meio de transporte, é também um passeio turístico e a arte ajuda a integrar esses dois mundos separados pelo Rio Buranhém”, observa Bruno, acrescentando que além de valorizar a história e a cultura, os novos painéis realçam o tom de romance da travessia. “E os turistas e moradores gostam desse romantismo”, assinala Barbiero.

 

O diretor da Rio Buranhém, Bruno Barbiero levou a arte de David Arranhado para a Travessias das Balsas

MATÉRIAS RELACIONADAS

Roteiro de turismo rural em Porto Seguro é selecionado para projeto do MTur

“Raízes de Porto Seguro” tem inscrições abertas para festival gastronômico

Festival Música em Trancoso é adiado mais uma vez

Porto Seguro inspira o talento e a obra do artista mineiro Xanxão

A alma feminina pelas lentes de um jovem fotógrafo de Santo André