A organização da Brasil Ride Bahia 2023 divulgou uma estimativa de injeção de cerca de R$ 13 milhões na economia regional com a realização do evento. Isso inclui mais de 400 empregos temporários direto e a movimentação de serviços e comércio, especialmente no Arraial d´Ajuda, Eunápolis e Guaratinga.
Para a gerente do Hotel Paraíso do Morro, Patricia Livramento, que recebeu atletas e a tradicional festa de boas-vindas Guarini Sunset, a “Brasil Ride é um evento esperado durante todo o ano. Ela movimenta diversos setores da economia no Arraial d´Ajuda de maneira significativa”.
Mario Roma, fundador da Brasil Ride, salienta também o impacto da vila construída para a ultramaratona em Guaratinga, cidade com 20 mil habitantes. “É uma gigantesca estrutura com 80 toneladas de equipamentos, em uma área de 10 hectares, capaz de abrigar 1.100 pessoas”.
“Para atender a todos, dois poços artesianos de 100 m de profundidade foram cavados que distribuem 500 mil litros de água. Com fiação subterrânea, são instalados restaurantes, banheiros com chuveiros de água quente, tendas para patrocinadores e uma carreta médica completa”, conta. “E nossa passagem por Eunápolis também impactou a cidade”.
Para o secretário da Casa Civil da prefeitura de Porto Seguro, Josemar Siquara, “receber mais uma vez a Brasil Ride impacta diretamente a economia da cidade. São mais de 5 mil pessoas, entre atletas, familiares e profissionais envolvidos, hospedados e movimentando o comércio, bem como um grande quantitativo de mídia espontânea ao destino em veículos de comunicação em todo mundo”.
Segundo a organização da Brasil Ride, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) estimou ocupação dos hotéis na data do evento e cerca de 65%, se estendendo também às casas atendidas via AirBnb.
A comissária da União Ciclística Internacional (UCI), Cyndi Smith, acompanhou os sete dias da ultramaratona. “É um evento incrível. Há tantas vistas espetaculares. O oceano, as montanhas, as paisagens, simplesmente tudo é maravilhoso. O acampamento foi incrível. Nunca experimentei algo assim em uma corrida, com todos juntos, profissionais e amadores, além da Maratona dos Descobrimentos”, revelou.
Ações Sociais
O Instituto Brasil Ride realizou duas ações sociais. A primeira foi em um encontro com os alunos das escolas do Arraial d'Ajuda. Já em Guaratinga, a ação contou com a participação de de jovens do grupo Capoeira de Guaratinga e da Banda Marcial da cidade, além da visita de alunos para conhecer a Vila Brasil Ride.
Patrocínios e apoios
O Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte, apresenta a Brasil Ride Bahia 2023. Os patrocínios são da Mitsubishi, Continental Pneus, Shimano e Unidas, Garmin, Red Bull, HB, Full Gas, Coca Cola, Thule e Postos Rede Torres.
Conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Sudesb, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Prefeitura Municipal de Guaratinga e Prefeitura Municipal de Eunápolis. Apoio institucional ICMBio, Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional do Alto Cariri.
Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FBC (Federação Bahiana de Ciclismo). A organização é do Instituto Brasil Ride.
Com informações de Débora do Carmo, assessoria de imprensa. - Foto: Alemão Silva (Brasil Ride)
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Henrique Avancini encerra carreira com vice na Brasil Ride 2023
Seminário Gestão em Turismo reúne especialistas, poder público e empresários
Turma conclui curso de flores artificiais na Casa do Trabalhador
Cidades do Extremo Sul recebem projeto de prevenção a desastres naturais
Veracel forma primeira turma de operadoras de máquinas florestais feminina