Em parceria com o SENAI Bahia, a Veracel Celulose abriu, em setembro do ano passado, uma capacitação inédita: um curso exclusivo para mulheres na área de Operação de Máquinas Florestais. Um ano depois, essas mulheres pioneiras se formaram.
Foram mais de 650 mulheres inscritas e vinte selecionadas. O curso incluiu módulos teóricos ministrados por especialistas do SENAI, um período de estágio na própria empresa e uma prova final. Todas passaram e dezenove aceitaram a proposta da Veracel e iniciaram suas atividades como operadoras trainee em outubro.
“A entrega das operadoras foi excepcional. Esperávamos um desenvolvimento de produtividade regular para quem está iniciando na função, mas todas elas superaram essas expectativas e algumas chegaram a entregar 120% de produtividade durante o estágio”, destaca Jacks Missel, gerente de Suprimento de Madeira da Veracel.
Segundo dados do último Panorama de Gênero do Setor Florestal, a presença feminina no setor é de 19%, sendo que nas áreas de Colheita e Carregamento a diferença é ainda maior: 97,8% da mão de obra é composta por homens; e 2,2%, por mulheres. A pesquisa foi realizada em 2021 pela Rede Mulher Florestal.
Além dos benefícios sociais, a oferta de um curso de formação pela própria companhia representa uma grande vantagem na contratação de profissionais. “Tínhamos a opção de ampliar o nosso estoque de máquinas com colheita terceirizada ou apostar nas mulheres que estavam fazendo o curso. Apostamos nelas”, afirma Jacks Missel.
“A contratação deste grupo é muito emblemática para a Veracel e representa a realização de um sonho nosso de ampliar a diversidade na área da colheita”, ressalta o gerente. “Essas dezenove mulheres são pioneiras e já estão deixando um legado de aprendizado para nós como companhia, além de estarem abrindo novas oportunidades de trabalho para outras mulheres”.
A Veracel estima formar mais três turmas de operadoras e operadores em 2024. O próximo curso já está em processo de seleção de candidatas e candidatos. A abertura de vagas para as próximas turmas será divulgada nos canais da companhia.
Laiandra Santos, uma das contratadas, considera a oportunidade como uma conquista para a sua vida profissional. “Um passo importante na minha carreira profissional foi dado. Tenho um sentimento de realização e gratidão. Foram meses de aprendizado e superação, e essa foi uma oportunidade ímpar que a Veracel me proporcionou. Minha felicidade é sem tamanho, já que, além de concluir o curso, também fui contratada”.
A empresa soma agora 23 mulheres em cargos de operadoras de máquinas florestais, além de contar com a primeira mulher mecânica, contratada recentemente juntamente com outros sete mecânicos. Esse grupo também fez parte da capacitação oferecida pela companhia em parceria com o Senai.
As vagas de emprego em aberto na Veracel, incluindo também para PcD, estão disponíveis no site da empresa.
Fonte: Fleishman - Foto: divulgação Veracel
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Defeso: pesca e comercialização da lagosta estão proibidos até abril/24
Policiais militares convocados da reserva se apresentam no 8° BPM
Saiba a programação e participantes do Festival Esquina do Mundo 2023
Henrique Avancini encerra carreira com vice na Brasil Ride 2023
Solenidade marca milésima prisão por reconhecimento facial na Bahia