Alemanha confirma repasse de R$ 1 bilhão para ações ambientais no Brasil

Em entrevista coletiva, na segunda-feira, 30/01, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e a ministra alemã de Cooperação Econômica e Desenvolvimento, Svenja Schulze firmaram a liberação de 35 milhões de euros para o Fundo Amazônia.

A doação integra um pacote de R$ 1,1 bilhão destinado a ações ambientais no Brasil, anunciado pelo governo alemão. Segundo Marina, é um novo passo dado pelo Governo Federal para reverter o desmonte da política ambiental deixado pela gestão anterior.

"A Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável teve início há seis décadas e envolve governos, iniciativa privada e sociedade civil. O apoio no setor de florestas ocorre desde a Rio-92", lembra.

Fundo Amazônia

Os recursos do Fundo Amazônia serão usados para apoiar a ação humanitária do Governo Federal junto aos povos indígenas Yanomami, que enfrentam grave crise sanitária desencadeada pelo garimpo ilegal na região. O Fundo está desativado desde 2019.

Além da ampliação do Fundo Amazônia, há recursos da Alemanha para estados da região amazônica, para a bioeconomia, reflorestamento de áreas degradadas e energias renováveis, entre outros projetos. "Queremos ajudar e apoiar também estados da Amazônia e dar nova perspectiva às pessoas que moram lá. Para isso, foram liberados adicionalmente 31 milhões de euros", frisou Schulze.

Marina revelou que a agenda de cooperação do Governo Federal tem como metas e compromissos  - no âmbito do Acordo de Paris - alcançar o desmatamento zero em 2030, além de fazer a 'desintrusão' das terras indígenas.

 Confira os repasses que deverão ser liberados nos próximos 100 dias:

  • 35 milhões de euros para o Fundo Amazônia (doação do banco alemão KfW para o BNDES, responsável pela gestão do Fundo)
  • 31 milhões de euros para o apoio aos estados da Amazônia na implementação de ações de proteção florestal (do banco alemão KfW)
  • 29,5 milhões de euros para apoiar um fundo garantidor de eficiência energética para pequenas e médias empresas (do banco alemão KfW para o BNDES)
  • 80 milhões de euros em empréstimos a agricultores com juros reduzidos para o reflorestamento de suas áreas (do banco alemão KfW para o Banco do Brasil)
  • 13,1 milhões de euros para projeto destinado ao reflorestamento de áreas degradadas, com apoio a pequenos agricultores (banco alemão KfW)
  • 9 milhões de euros para apoiar cadeias de abastecimento sustentáveis (dois projetos da GIZ com o Ministério da Agricultura e IFAD)
  • 5,37 milhões de euros para o fomento de energias renováveis na indústria e no setor de transportes (consultoria a ser prestada pela GIZ com o Ministério de Minas e Energia)

Com inforrmações e foto da Ascom Gov BR

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Alteração de nome e gênero nos registros civis teve crescimento de 67%

Governo Federal cria Conselho Social com participação popular

Trabalhadores rurais recebem orientações sobre produção sustentável

Inédito, beija-flor com plumagem rara é registrado na Estação Veracel

Programa Ambiente Florestal Sustentável realiza palestra para estudantes em Cabrália