Envolvido no resgate de presos em Eunápolis morre em confronto com a polícia

 

Na manhã dessa sexta-feria, 13/12, Jaione Santos de Souza, 33, morreu em confronto com equipes da 1ª DT de Porto Seguro, CATTI Depin e DRFR de Eunápolis. Informações davam conta de que Jaione estava envolvido no resgate dos detentos do Conjunto Penal de Eunápolis nesta madrugada.

Ao chegarem à residência de Jaione para averiguar os fatos, o indivíduo estava juntamente com um comparsa no sofá da casa. Ao perceber a aproximação da Polícia Civil o indivíduo correu em direção aos fundos da residência com um revólver em punho.

O indivíduo se homiziou aos fundos da residência e passou a efetuar disparos de arma de fogo na direção dos policiais, que tiveram que repelir a injusta agressão e acabaram por alvejar o indivíduo.

No momento em que cessaram os disparos foi prestado imediato socorro ao indivíduo, sendo levado ao Hospital Regional de Eunápolis, tendo o indivíduo vindo a óbito no trajeto. Na residência foi encontrada o revólver calibre .38, 15 munições de fuzil .762, 2 munições de calibre .38 intactas e 5 deflagradas.

As munições de fuzil que foram encontradas são do mesmo calibre das que foram encontradas no conjunto penal de Eunápolis, bem como das munições apreendidas pela manhã pela equipe da polícia civil, que resultou na prisão em flagrante de 3 indivíduos que participaram diretamente do resgate dos detentos.

Esses fatos, associados às informações preliminares levantadas pela polícia levam a crer que Janione participou direta ou indiretamente da invasão ao conjunto penal.

Todos os procedimentos de praxe e perícias necessárias estão sendo adotadas. Novas diligências continuam em andamento para tentar localizar os fugitivos e os seus comparsas que auxiliaram na fuga.

 

Prisões

Ainda de manhã, a Polícia Civil, através do núcleo de investigação da Coordenadoria Regional da 23ª COORPIN, CATTI - DESC, DEIC e DHHP, durante investigações e incursões da Polícia Civil, localizou e prendeu Daívison Neves Freitas, 21, no interior de uma residência no bairro Alecrim 2, em Eunápolis.

Ele estava de posse de um  Fuzil 762, marca Colt, 500 munições de vários calibres 762, 556, .40 e 9 mm, fuzil, carregadores de arma longa, dois rádios comunicadores e roupa camuflada utilizada na ação criminosa, além de um veiculo que seria usado na fuga.

Durante interrogatório, Daivison confessou ter participado da ação armada na noite de ontem (12/12), por volta das 23h40, quando oito pessoas fortemente armadas invadiram o Conjunto Penal de Eunápolis e resgataram dezesseis custodiados todos ligados a uma mesma facção.

Afirmou ainda que receberia a quantia de R$ 5.000,00 pela ação criminosa, recebeu o fuzil para o resgate e que, posteriormente o fuzil será devolvido e o valor seria pago. Embora tenha confessado, não apontou os nomes dos comparsas.

Na mesma ação durante as buscas dos foragidos do Conjunto Penal de Eunápolis, a Polícia Civil, prendeu outros suspeitos, ainda envolvidos na ação criminosa, os quais estavam posse de drogas e entorpecentes, uma granada, rádio comunicadore e aparelhos de telefones celulares.

Os conduzidos foram autuados em flagrante delito pelo Delegado Plantonista de Eunápolis, e agora estão à disposição da Justiça.


Texto e foto: 23ª COORPIN - EUNÁPOLIS

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Governo promove mudanças na estrutura de comando do 8º BPM

Grande Operação cumpre mandados de prisão e busca em Porto e Cabrália

PF prende dono de hotel de luxo em Trancoso por tráfico internacional

Polícia Civil deflagra operação contra crimes de violência a dignidade sexual

8º BPM reúne Comitê de Qualidade para avaliar resultados