Polícia Civil deflagra operação contra crimes de violência a dignidade sexual

 

Com o objetivo de reprimir e responsabilizar indivíduos suspeitos de praticar crimes contra a dignidade sexual, como estupro de vulnerável e outros delitos relacionados, a Polícia Civil de Eunápolis deu início à Operação Artemísia. O nome da operação é uma alusão à pintora barroca Artemísia Gentileschi, vítima de estupro que lutou por justiça.

Na primeira fase da operação, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades de Itamaraju, Porto Seguro e Eunápolis. Em Itamaraju, com o apoio da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), por meio da Delegacia Territorial local, foi preso C. S. G. dos S., suspeito de cometer o crime de estupro de vulnerável contra A. L. M., criança de quatro anos de idade. Também foi preso o D. F. M. S., suspeito de cometer o crime de perseguição contra C. B. dos S. Além disso, foi realizada uma busca e apreensão em seu domicílio.

Os suspeitos fugiram de Eunápolis para Itamaraju ao tomarem conhecimento das investigações em andamento. No entanto, após minucioso aprofundamento das investigações, foram localizados e detidos.

A prisão preventiva foi representada pela Autoridade Policial devido à fuga dos acusados e às evidências de que buscavam se furtar à ação da Justiça. Essa medida visa assegurar a ordem pública e garantir a efetividade da aplicação da lei penal.

Já em Eunápolis, a Polícia Civil, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), cumpriu um mandado de prisão contra um indivíduo suspeito de envolvimento em um estupro coletivo. A investigação apura um caso de estupro de vulnerável contra uma jovem que relatou ter sido vítima de abuso sexual após supostamente ter sido drogada em um estabelecimento comercial.

Com base em imagens do circuito interno de segurança do local e em técnicas de inteligência policial, foram identificados e qualificados três suspeitos e representou pela prisão preventiva dos mesmos. Após o deferimento judicial do mandado de prisão, a PRF localizou e prendeu um dos suspeitos.

As ações continuam em curso com o objetivo de capturar todos os suspeitos envolvidos nos crimes apurados no âmbito da Operação Artemísia, visando trazer mais tranquilidade às vítimas e encorajar outras a buscarem o apoio da polícia. Os três presos permanecem detidos na Delegacia de Eunápolis, à disposição da Justiça.


Fonte e foto: DT de Eunápolis

 

Drogas, armamento e munições

 

Equipes do DEIC, através da Delegacia Especializada de Proteção ao Turista (DELTUR) de Porto Seguro, juntamente com a Delegacia Territorial de Santa Cruz Cabrália/DEPIN, após diligencias e procedimentos investigativos, chegaram a uma possível localização de um suspeito envolvido em crime de homicídio.

Em face do exposto, foi realizada, dia 04/09, a entrada e busca em um imóvel onde foram encontrados: uma espingarda calibre 12 com numeração suprimida e oxidada, municiada com três cartuchos da mesma marca e mais dezenove cartuchos adicionais; uma balaclava preta; uma balança de precisão; uma gândola camuflada pertencente ao Exército; um aparelho celular; e dois tabletes de substância presumidamente entorpecente, com características de maconha prensada, pesando no total 810 gramas e acondicionados em plástico verde, localizados dentro de um refrigerador

O investigado foi detido em flagrante delito e será submetido à audiência de custódia.


Fonte e foto: DEIC

 

Policia Civil identifica autor de roubo a casa lotérica

A Polícia Civil, através da equipe da Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos - DRFR/DEIC, do Departamento Especializado em Investigações Criminais de Eunápolis, identificou um dos autores envolvidos no roubo a uma casa lotérica no bairro Pequi.

O crime ocorreu em 20/08/24, por volta das 11 horas, e gerou grande repercussão devido à violência empregada pelos criminosos. A identificação do suspeito é resultado de intensas investigações realizadas pela equipe do DEIC/DRFR Eunápolis, que desde o ocorrido trabalha incessantemente para elucidar o crime.

Com base em provas robustas e depoimentos colhidos, a polícia conseguiu identificar um dos envolvidos no roubo. O nome do suspeito, por questões de sigilo investigativo, não será divulgado até a conclusão das diligências e a captura dos demais envolvidos.

As investigações continuam em andamento, e a polícia trabalha para localizar e prender todos os autores do crime.


Fonte e foto: DEIC

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

8º BPM reúne Comitê de Qualidade para avaliar resultados

Sindicados anunciam greve dos funcionários do HRDLEM. Sesab emite nota

8º BPM reúne Comitê de Qualidade para avaliar resultados

Suspeitos de sequestro de paulistas em Eunápolis são alvos de operação da Polícia Civil

Polícia Civil prende um dos autores da morte de Vanessa Lemos Ribeiro