Suspeitos de sequestro de paulistas em Eunápolis são alvos de operação da Polícia Civil

 

ATUALIZADA DIA 31/08

Um suspeito de participar do sequestro dos turistas paulistas morreu em confronto com a Polícia Civil de Eunápolis, na quinta-feira, 29/08. Outro foi preso. Arma e drogas foram apreendidas. Já na sexta, 30/08, em continuidade, mais um suspeito de participação no crime morreu em confronto com a polícia no Bairro Arnaldão, em Eunápolis.

Eles foram alvos da “Operação Mãos Livres”, com o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão contra suspeitos envolvidos em outros crimes de sequestro ocorridos na cidade. Participaram Policiais Civis da DT Eunápolis, Núcleo de Inteligência e CATTI-DESC da  23ªCOORPIN e a Polícia Militar.

Durante as diligências, uma equipe Policial Civil localizou um dos alvos no bairro Alecrim I. Contudo, ao perceber a aproximação dos policiais, o indivíduo, que estava na via pública, saiu em fuga, pulando muros de residências e efetuando disparos de arma de fogo em direção aos policias, que reagiram de forma moderada e proporcional, a injusta agressão.

O suspeito G.S.O., 20 anos, foi atingido e, após a cessação da ameaça, foi socorrido pelos policiais ao Hospital Regional de Eunápolis, onde não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

O resistente possuía mandado de prisão em aberto por crime de homicídio, e foi encontrado com um revólver calibre .38, munições deflagradas e uma intacta, e em sua mochila, encontrava drogas como cocaína, maconha e crack, balança de precisão, uma pequena quantia em dinheiro e balaclava.

Ainda durante a operação, foi dado cumprimento ao mandado de prisão de outro suspeito, W. F. N, também alvo das investigações e ligado a diversos crimes de sequestro e homicídio.

Ao perceber a movimentação policial no bairro, tentou evadir-se, mesmo utilizando tornozeleira eletrônica. Ele foi localizado escondido nos fundos de um mercadinho no mesmo bairro e preso, sendo conduzido à delegacia para os procedimentos formais.

Ambos possuíam mandados de prisão em aberto por crimes anteriores da mesma natureza e são suspeitos de envolvimento no sequestro dos paulistas V.B.T. e L.F.S., ocorrido dia 25/08, quando visitavam Eunápolis. Os turistas estavam a lazer e foram levadas por indivíduos armados enquanto participavam de uma festa no bairro Juca Rosa.

No dia anterior, a Polícia Civil já havia localizado o veículo em que as vítimas desaparecidas estavam, completamente carbonizado. As investigações continuam em andamento, com o objetivo de identificar outros envolvidos e localizar as vítimas.

 

Operação Mãos Livres II

Na sexta, 30/08, a Polícia Civil de Eunápolis deu continuidade à Operação Mãos Livres II, realizando novas diligências para prender os envolvidos nos crimes de sequestro ocorridos na cidade, com foco especial no desaparecimento dos jovens turistas de São Paulo. A operação contou com a participação de Policiais Civis da 23ª COORPIN/Eunápolis, DT Eunápolis, CATTI-DESC, DEIC-DRFR e das Polícias Militares da RONDESP/Extremo Sul e do 8ª Batalhão da PM.

Pela manhã, Policiais Civis e Militares do 8ª Batalhão, realizaram buscas com cães, em locais onde os jovens foram vistos pela última vez, bem como nas zonas rurais d de Eunápolis, buscando informações do paradeiro dos desaparecidos.

À tarde, dando continuidade as ações, as equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar - Rondesp/Extremo sul localizaram três suspeitos no bairro Arnaldão. Um deles, ao perceber a aproximação dos policiais, tentou fugir, disparando vários tiros contra os policiais.

Em resposta, os policiais reagiram de forma moderada e proporcional à injusta agressão. O suspeito, identificado como C.O. de S., 27 anos, foi atingido. Após cessar a ameaça, ele foi socorrido pelos policiais e levado ao Hospital Regional de Eunápolis, onde não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

C.O. de S. era investigado em inquérito policiais ocorridos no ano de 2023 e 2024, incluindo homicídios, tráfico de drogas e ocultação de cadáver, e foi apontado como um dos suspeitos que, acompanhado de outras pessoas, retiraram os jovens da festa de paredão na madrugada do sábado/domingo, 25/08 para um local ermo e nunca mais foram vistos. Com ele, foi encontrado um revólver calibre .38, carregado com diversas munições deflagradas.

Os demais suspeitos foram conduzidos para prestarem informações na delegacia de polícia, e as investigações prosseguem com o objetivo de elucidar completamente o crime.


Fonte e fotos: 23ª COORPIN/Eunápolis-BA E DT de Eunápolis

 

Polícia Civil impede execução de mulher

Na quinta-feira, 29/08, a Polícia Civil de Trancoso recebeu uma denúncia anônima de que na localidade denominada Baixada, local conhecido pelo tráfico de drogas, estava ocorrendo atividades suspeitas. Imediatamente iniciou-se diligência no sentido de averiguar a veracidade da informação.

Ao chegar ao local, a equipe de policiais civis foi surpreendida ao encontrar uma mulher, identificada como Cassiele Costa de Jesus, 19 anos, sendo jogada ao solo, arrastada pelos cabelos e agredida por dois homens com armas de fogo nas mãos apontadas para o rosto da vítima, posteriormente identificados.

Fora necessário efetuar disparos de arma de fogo a fim de que cessassem as agressões, tendo os criminosos empreendidos fuga, deixando a vítima no chão. Após perseguir os autores, a equipe foi surpreendida novamente, quando avistaram uma criança de colo, com idade inferior a um ano de idade, jogada no meio da rua.

Entrevistada, Cassiele disse que teria ido à Biqueira comprar drogas. E teria sido mantida em cárcere privado, juntamente com sua filha, por cerca de duas horas, pois um gerente do tráfico havia determinado sua execução, enviando os homens para matá-la sob a alegação de que ela, a vítima, tinha roubado um aparelho de telefone celular de uma pessoa conhecido pela alcunha de Paulista.

Ato contínuo foi realizada uma varredura pelo local, sendo encontradas drogas embaladas para comercialização, tais como maconha, haxixe, êxtase, crack e cocaína.

A criança foi entregue ao pai sob termo de responsabilidade e a vítima foi encaminhada para a rede de proteção. Por fim, foi instaurado inquérito policial e será representada a prisão cautelar dos autores.


Fonte: 3ª Delegacia Territorial de Trancoso

 

PC cumpre mandado de prisão

Utilizando técnicas de investigação, a Polícia Civil da Delegacia Territorial de Santa Cruz de Cabrália, com apoio da 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro, conseguiu localizar e prender P.R.S, autor do crime de tráfico de drogas, que possuía em seu desfavor mandado de prisão preventiva em aberto, no âmbito da Operação Cabrália.

Foram apreendidos um veículo e um celular. As investigações continuam no intuito de identificar os demais envolvidos e concluir com o esclarecimento dos fatos.

A prisão foi comunicada ao juízo competente e o suspeito encontra-se sob custódia na Delegacia Territorial de Santa Cruz de Cabrália à disposição da justiça.


Fonte: DT de Santa Cruz de Cabrália

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

PF realiza operações contra fraudes na transferência de títulos de eleitor

Aerolíneas terá dois voos semanais de Buenos Aires para Porto Seguro

Saiba o patrimônio declarado à Justiça Eleitoral pelos candidatos nessas eleições

Axé Moi confirma mais atrações para o Carnaporto 2025. Confira!

4ª edição do Show Tour gera cerca de R$ 20 milhões em negócios