Em ação realizada simultaneamente pela Polícia Civil de Porto Seguro e Polícia Civil do Paraná (PCPR), foram cumpridos, dia 25/06, três mandatos de prisão preventiva. A operação desmantelou uma associação criminosa responsável pelo desvio de aproximadamente R$ 3,6 milhões de contribuições de funcionários da saúde de hospitais e clínicas privadas em Londrina e região.
Foram cumpridos também sete mandados de busca e apreensão em Londrina, tendo sido apreendidos celulares, mídias em geral e documentos. Além dos mandados de prisão e busca, a PCPR também conseguiu o bloqueio de valores nas contas dos investigados e, se necessário, o sequestro de veículos e imóveis.
Investigação
A investigação revelou que, por meio de convenções coletivas de trabalho, foi estabelecida a obrigatoriedade de desconto de até 20% do valor do vale-alimentação dos funcionários para subsidiar um auxílio assistencial. Esses valores deveriam ser transferidos ao sindicato laboral para cobrir os custos dos serviços assistenciais.
No entanto, a empresa contratada pelo sindicato laboral para oferecer esses serviços é uma corretora de propriedade do presidente do sindicato patronal e de um terceiro, que também é alvo de mandado de prisão.
O mandado de prisão temporária em Porto Seguro foi expedido pela 5ª Vara Criminal de Londrina/PR. Após trabalho incessante de campana e de inteligência, equipe de investigação DEIC/Deltur de Porto Seguro, auxiliados pelo CATTI-DESC e o Núcleo de Inteligência da 23ª COORPIN conseguiram localizar e deter o alvo, que é o presidente do sindicato laboral.
A PCPR também conseguiu o bloqueio de valores nas contas dos investigados e, se necessário, o sequestro de veículos e imóveis. O investigado encontra-se na 1ª DT Delegacia de Porto Seguro a disposição da justiça.
Fonte: 23ª COORPIN - DELTUR/DEIC e PJC/PR - Foto: PJC/PR
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Policiais do 8° BPM, Rondesp e Caema apreendem material bélico em Porto Seguro
PM apreende arma de fogo e cumpre mandado de prisão durante o São João
Nova fase de megaoperação envolve mais de mil policiais em todo o estado
Polícia Civil incinera drogas apreendidas na Costa do Descobrimento
Polícia Civil promove curso com foco em mediação de conflitos agrários