Polícia Militar forma 501 novos sargentos na capital e no interior

501 policiais militares concluíram o Curso Especial de Formação de Sargentos 2023/24. A solenidade de formatura aconteceu na manhã de quarta-feira, 29/11, na Vila Policial Militar do Bonfim, na capital baiana.

Foram 171 formandos em Salvador e mais os 330 no interior: Feira de Santana (160), Ilhéus (31), Juazeiro (47), Vitória da Conquista (45), Barreiras (34) e Teixeira de Freitas (13) também receberam a nova patente.

Durante a cerimônia, as três melhores alunas da turma foram homenageadas. O primeiro lugar ficou com a sargento Jeane Santos, que obteve média 10 no curso de formação e precisou enfrentar um desafio para conseguir se formar.

“Está sendo um momento de grande alegria e essa placa eu dedico a Deus. Eu recebi um milagre, porque, faltando poucos dias para eu me formar, eu fui acometida de uma embolia pulmonar. E, não obstante a isso, Deus conseguiu me dar forças para que hoje eu pudesse estar aqui, comemorando junto com minha família e junto com todos vocês”, contou a policial.

“Isso tem uma representatividade muito importante na vida dos baianos. Uma alegria muito grande reforçar a segurança pública no enfrentamento à criminalidade, ao crime organizado, mas, acima de tudo, preservando vidas”, destacou o vice-governador Geraldo Junior, padrinho da turma da capital e Região Metropolitana de Salvador.

Para o subcomandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Nilton Machado, a formatura dos novos sargentos representa a valorização da tropa. “É a promoção desses policiais militares depois de 20 anos de terem concluído seu recurso de formação. Um esforço do Governo do Estado para reduzir esse tempo entre o ingresso como soldado e chegar à condição de sargento. É uma grande satisfação poder ver as famílias, aqui, felizes, vendo os seus entes chegarem dignos, decentes e honrados, tendo ascensão dentro da profissão”.

O diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), coronel Saulo Santos, destacou que os formandos estão aptos para exercer a nova função imediatamente. “Agora eles vão passar a liderar as equipes no dia a dia e no trabalho policial, principalmente no comando dessas tropas que estão na rua dando essa proteção à sociedade. Completamente prontos, amadurecidos e no anseio de prestar o melhor serviço à sociedade”, garantiu.

Viatura exclusiva para a Rede de Proteção a Mulher

O comandante do 8° Batalhão, Tenente Coronel PM Alexandre Costa de Souza, participou em Salvador de uma solenidade de entrega de novas viaturas policiais. O ato público, no Farol da Barra, na manhã de 28/11, contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

O 8º BPM recebeu uma viatura destinada a servir exclusivamente na Rede de Proteção a Mulher (REDE), programa desenvolvido pela Unidade e que presta atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica em Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte.

Em novembro, o programa completou cinco anos de criação e, neste período, mais de mil mulheres foram assistidas pelos órgãos públicos integrantes da REDE.

"A chegada dessa viatura nos permitirá maior flexibilidade e garantirá uma prestação de serviço mais eficiente, sobretudo durante as visitações às vítimas acompanhadas pela REDE", declarou o comandante.


Com informações da ASCOM/8° BPM e Gov/BA. Fotos: ASCOM/8° BPM e Feijão Almeida Gov/BA

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Donos da Ilha dos Ribeirinhos são encontrados mortos

PM persegue quadrilha e recupera motos e objetos roubados

PRF apreende maconha que seria levada para Arraial d´Ajuda

Homicida chefe do tráfico em Cabrália morre em confronto com as polícias

Solenidade marca milésima prisão por reconhecimento facial na Bahia