Em todo país, já são mais de 973 mil casos prováveis e confirmados nas primeiras oito semanas de 2024. Comparado ao ano passado, o aumento dos casos foi de 31,25% (207.475 registro) no mesmo período. Em todo o ano de 2023 foram 1.658.816 casos.
Até o momento, 195 mortes foram confirmadas neste ano e 672 seguem em investigação. Em 2023, foram 149 óbitos entre as semanas 01 e 08. Na comparação, o aumento de óbitos ultrapassa 350%.
Emergência
Ao todo, 6 estados do país (AC, GO, MG, ES, RJ e SC) e o Distrito Federal já declararam emergência em saúde pública, segundo o Ministério da Saúde. Mesmo sem detalhar as ações planejadas, no dia 27 de fevereiro, o ministério divulgou o ‘Dia D’ de mobilização nacional contra a dengue. O evento será realizado no sábado, dia 2 de março e terá como tema "10 minutos contra a dengue", em alusão ao período diário dedicado à eliminação do mosquito transmissor.
"[Será] um momento de atenção do país, de atenção das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, de um monitoramento muito próximo ao que está acontecendo nas diferentes regiões, estados e municípios", informou a ministra da Saúde, Nísia Trindade. O ‘Dia D’ contará ainda com a colaboração do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Com informações do Ministério da Saúde Foto: reprodução
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Projeto Viver Melhor retoma atividades
Sebrae promove palestra voltada para setor de Turismo
Espiritualidade e ancestralidade são tema de livro de escritora de Porto Seguro
Porto Seguro registra fenômeno meteorológico pela primeira vez na região
Rotary realiza 13º Churrasco Beneficente Fogo de Chão