Eco Bahia Hotel apresenta ‘Vatapá de Lagosta’ no Festival Raízes de Porto Seguro

 

A criatividade e o talento da chef Helô Lima, do Restaurante Aroreira, que funciona no Porto Seguro Eco Bahia Hotel, encontraram mais uma deliciosa forma de expressão, desta vez através do Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro 2025.

Com o tema “Ancestralidade Africana”, o evento será realizado de 11 a 30 de abril, na sede do município e também nos distritos de Arraial d´Ajuda, Trancoso e Caraíva.

“Vatapá de lagosta com farofa de tapioca e castanhas de caju” é o prato apresentado este ano pelo Restaurante Aroeira. Cascas de lagostas defumadas, com uma pitada de dendê, leite de côco, vatapá e cheiro verde compõem esse prato, que vem acompanhado de lagosta grelhada e farofinha de tapioca com castanhas.

“A cultura africana está presente em vários costumes dos brasileiros e a culinária não poderia ficar de fora, pois ela trouxe uma grande influência na nossa gastronomia com muitos ingredientes como o dendê, o leite de côco, a mandioca, o vatapá, o caruru, a farinha”, diz a chefe Helô Lima.

“ A minha inspiração veio desses ingredientes, combinados com a sofisticação da lagosta, um fruto do mar tão presente nos mares da Bahia. E o vatapá é um legado de resistência, fusão cultural e criatividade”, completa.

O Porto Seguro Eco Bahia Hotel fica na Cidade Histórica e integra o GPS (Grupo Porto Seguro de Hotéis), juntamente com o Porto Seguro Praia Resort, na Orla Norte.  Além de atender os hóspedes com um diversificado buffet de café da manhã, o Aroeira, com sua cozinha contemporânea, serve ainda almoços, jantares e petiscos na área das piscinas.

 

 

O restaurante funciona também como um importante equipamento na preparação de cardápios exclusivos para os eventos realizados no hotel.   

Durante a abertura, nos dia 11 e 12  de abril, na Passarela do Álcool, o Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro vai contar com a presença da chef  Carmen Virgínia, que se divide entre Recife e São Paulo para administrar seu restaurante Altar Comida Ancestral, que tem como sócia a cantora Luiza Sonza.

A programação do festival - realizado pela Abrasel, com o apoio da Prefeitura de Porto Seguro, Senac e Sebrae - terá ainda atrações como shows culturais, stands de comidas típicas e cozinha show.


Hilda Rodrigues (Assessoria de Imprensa Porto Seguro Eco Bahia Hotel) - Fotos: Mistura Urbana Digital

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Raízes de Porto Seguro 2025 traz como tema Ancestralidade Africana

Confira a programação da Semana do Descobrimento em Porto Seguro

 Porto Seguro pode hospedar seleções na Copa do Mundo Feminina de Futebol

Especialistas criam projeto para fomentar internacionalização do turismo

Hotéis do Grupo GPS aderem à tendência do turismo Pet Friendly