Festivais de cinema e gastronomia agitam Trancoso em setembro

A cultura e a gastrônoma dão o tom ao mês de setembro em Trancoso, que recebe simultaneamente o 2º Circuito Gastronômico de Trancoso, de 12 a 30; e a 5ª edição do Festival de Cinema de Trancoso, de 13 a 17 de setembro.

No Circuito Gastronômico, os restaurantes da vila são convidados a criar pratos inspirados em um filme, personagem ou diretor de cinema. O intuito não é competição, mas a integração do público com o cinema, a cultura e culinária regional como forma de multiplicação das tradições de Trancoso.

Já o Festival de Cinema promete uma programação inédita em cinco dias de exibição de filmes, debates com especialistas, workshops e apresentações artísticas entre as projeções de cinema. Sob o tema ‘Novas Referências’, o evento traz a abordagem nesse ano, levando em conta o ser humano, o planeta e os tempos atuais que clamam por novos espelhos.

Programação

Segundo a diretora do Festival de Cinema de Trancoso, Flávia Barbalho, a cerimônia de abertura apresentará o conceito e missão do festival, além de homenagear convidados especiais, nacionais e internacionais. A sustentabilidade e o meio ambiente nortearão o segundo dia do evento, já o terceiro será destinado ao mercado cinematográfico e o quarto às mulheres e diversidades, com um luau no encerramento e sessão de cinema a céu aberto para os participantes. Os melhores filmes com temática ambiental e indígena serão exibidos entre os dias 21 e 24, em Caraíva, Nova Caraíva e Itaporanga.

“Acreditamos que a arte, o cinema e a gastronomia têm o poder de educar, honrar memórias e ressignificar valores éticos e morais, formando uma sociedade mais harmoniosa, interessante, culta e mais responsável em seu curso natural de aprimoramento”, ressaltou.

Para mais informações sobre o Festival, acesse aqui.  


 Com informações e imagem: Ascom Porto Seguro 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Confira as vagas de emprego do Sine Bahia para Porto Seguro

Encontro do Comitê das Bacias Hidrográficas da Bahia, em Salvador, tem presença de gestor de Cabrália

Manifestantes fecham estrada de Trancoso por mais de cinco horas

O paradoxo da pressa e calma

Thetahealing: ressignificar crenças