O Sábado de Aleluia ou o Sábado Santo é o dia da esperança. Mesmo Jesus estando no sepulcro é realizada a Vigília Pascal, que termina com o amanhecer da Páscoa, na esperança da Ressureição de Cristo. Também é nesta data que acontecem os ritos da Renovação das romessas do Batismo e da Bênção do Fogo Novo, quando é acesa a vela do Círio Pascal, que simboliza Cristo, a luz do mundo.
Em alguns locais, neste dia també é feita a malhação e queima de Judas, como a que acontece na noite de amanhã, dia 15 de abril, na Paróquia São Sebastião, em Caraíva. A tradição vem sendo retomada no Vilarejo e aguarda grande público, após o rezo do terço às 19h, na Praça da Igreja. A Malhação ou Queima de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.
Já no domingo, Dia da Ressureição, quando Jesus sai do sepulcro, vencendo a morte, é a data em que se celebra a Vida, o Amor e a Misericórdia de Cristo. (Acompanhe a programação abaixo)
Quinta-feira Santa
A Quinta-feira Santa dia 14 de abril foi marcada por solenidades e ritos. Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, esta é a data de início do Tríduo Pascal e a celebração da instituição da Eucaristia. Outro rito é o do lava-pés, quando o sacerdote, repetindo o gesto de Cristo, que lavou os pés dos seus discípulos, deixando a todos um testemunho da vocação ao serviço do mundo e da Igreja. Em Porto Seguro, na Paróquia N. S. da Pena também foi realizada a Transladação e Adoração, com saída da Igreja Nossa Senhora do Brasil (Passarela do Descobrimento) e Adoração na Casa das Irmãs (Avenida Getúlio Vargas). Em Arraial, a Praróquia N. S. d’Ajuda realizou a Missa no Santuário e mais duas comunidades: São Pedro e São Tiago. Como as duas, a Paróquia São João Menino em Trancoso também teve a Missa da Ceia do Senhor com Lava Pés, na Igreja do Quadrado. Já em Caraíva, a quinta-feira foi o dia de procissão de velas com rezo do terço.
Sexta-feira Santa
A Sexta-feira Maior como é conhecida é um dos dias mais importantes do calendário católico. Na Paróquia N. S. da Pena, já às 6h da manhã, na Igreja N. S. do Brasil foi realizada a Via Sacra encenada, Já na Casa das Irmãs das 8h às 14h, foi realizada a Adoração ao Santíssimo. A Celebração da Paixão e Morte do Senhor na Igreja Nossa Senhora do Brasil foi seguida da Procissão do Senhor Morto, que seguiu até a Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena, na Cidade Histórica.
Na Paróquia N. S. d’Ajuda, em Arraial, às 6h foi realizada a Via Sacra saindo da Comunidade São Tiago em direção ao Santuário. Já às 15h, a Paixão do Senhor foi celebrada no Santuário e nas comunidades São Tiago e São Pedro.
Em Trancoso, a Sexta-feira Santa teve rito apenas às 15, com a Celebração da Paixão do Senhor, na Igreja do Quadrado e em Caraíva no mesmo horário teve o Rezo do Terço da Misericórdia, na Igreja de São Sebastião.
Programação das paróquias em Porto Seguro:
Paróquia N. S Pena – Porto Seguro
Dia 16 - Sábado de Aleluia
- 19h - Solene Vigília Pascal - Igreja Nossa Senhora do Brasil
Dia 17 – Domingo de Páscoa
- 8h - Santa Missa Solene - Igreja Nossa Senhora do Brasil
- 10h - Santa Missa Solene - Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena
- 19h Santa Missa Solene - Igreja Nossa Senhora do Brasil Igreja
Paróquia Nossa Senhora d'Ajuda – Arraial d’Ajuda
Dia 16 - Sábado de Aleluia
- 19h – Missa da Vigília - Santuário
- 19h30 – Missa da Vigília – São Pedro
- 19h30 – Missa da Vigília – São Tiago
Dia 17 – Domingo de Páscoa
- 8h - Missa Solene - Santiago
- 10h - Missa Solene - Santuário
- 16h - Missa Solene - Santa Dulce
- 16h - Missa Solene - Santo Antônio
- 18h - Missa Solene - Santa Luzia
- 18h - Missa Solene - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
- 18h - Missa Solene - São Pedro
- 19h30 - Missa Solene - Santuário
- 19h30 - Missa Solene - Nossa Senhora de Guadalupe
Paróquia São João Batista Menino - Trancoso
Dia 16 - Sábado de Aleluia
- 19h – Vigília Pascal – Igreja do Quadrado
Dia 17 – Domingo de Páscoa
- 8h – Santa Missa Solene de Páscoa – Igreja do Quadrado
- 10h – Santa Missa Solene de Páscoa – Comunidade São José (Coqueiro Alto)
- 17h30 - Santa Missa Solene de Páscoa – Convento Servitano
- 19h – Santa Missa Solene de Páscoa – Igreja Nossa Senhora das Graças
Paróquia São Sebastião – Caraíva
Dia 16 - Sábado de Aleluia
- 19h – Rezo do Terço e Queima do Judas na Praça – Igreja de São Sebastião
Dia 17 – Domingo de Páscoa
- 10h30 - Santa Missa Solene de Páscoa – Igreja de São Sebastião
Imagem: Reprodução
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Tecnologia: cirurgias robóticas são o futuro?
Tonhão 2022: Cabrália realiza Festa Junina com grandes atrações
Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro é destaque em participação
Sul da Bahia recebe Campanha de Conscientização da Veracel
Páscoa: colaboradores do La Torre celebra data