Nesta terça-feira, dia 10, a Casa da Lenha recebeu a abertura da Exposição Arqueológica - O prólogo da história: 5.000 anos de Porto Seguro. A exposição é uma pequena mostra que apresenta informações de pesquisas arqueológicas sobre algumas das ocupações humanas que antecederam a chegada dos europeus na região.
Oriundos de sítios arqueológicos do Município, como o Sítio Terravista em Trancoso e Sambaquis da região, são fragmentos cerâmicos, vasilhames e ferramentas de pedra que compõem vestígios deixados por povos sambaquieiros e grupos ceramistas Aratu e Tupiguarani que nos ajudam a contar uma parte de suas histórias.
Presença
Realizada pela Prefeitura de Porto Seguro, através da Superintendência de Cultura, e a Acervo, em parceria com o IPHAN e a UESC, com curadoria do arqueólogo Luís Viva, o lançamento da exposição contou com a presença do pró-reitor de extensão da UESC, Neurivaldo Guzzi Filho, a chefe do escritório técnico do IPHAN, Cristiane Rabelo, o subsecretário de Turismo, Anderson Quaresma, entre visitantes e estudantes.
Se interessou? Para quem quiser conhecer um pouco da história arqueológica de Porto Seguro e dos Sambaquis, bem como ver de perto os fragmentos cerâmicos, pode visitar a exposição na Casa da Lenha, que fica localizada na Praça Visconde de Porto Seguro, 55, Centro. A mostra segue até o dia 10 de junho e funciona de das 9h às 14h.
Com informações de Ascom Porto Seguro Imagem: Divulgação
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Vítima de acidente fica tetraplégica e precisa de cadeira de rodas
ALJUSBA realiza eleições para o Biênio 2022/2024