A primavera, os órgãos e os elementos na Medicina Chinesa

Grazi Souza

Estamos a menos de um mês da Primavera – a estação mais florida do ano. Essa estação se caracteriza por ser um momento de renovação, inspiração, desenvolvimento e criação. Também é um ótimo momento para planejamentos e reavaliar nossa vida e expectativas, afinal, estamos chegando ao final do ano.

Mas o que a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) pode nos ensinar sobre esta estação? A resposta é... muita coisa.  Na MTC, os sentidos humanos se relacionam às fases do ano. O verão tem influência no coração e no intestino delgado; o outono ao metal, pulmão e intestino grosso; o inverno está ligado à água e aos rins; e a primavera, está relacionada ao fígado e vesícula biliar.

Órgãos

O fígado possui mais de 100 funções conhecidas, tais como a formação e a destruição do sangue, filtragem de toxinas, produção da bile, a qual por sua vez é armazenada na vesícula biliar e auxilia na digestão por sua composição ser emulsificante de gorduras e por permitir a absorção pelo intestino de ácidos graxos.

Estes dois órgãos são responsáveis por funções essenciais do corpo e do ponto de vista natural - quando o seu fígado está sobrecarregado ele tem menor capacidade de desintoxicar o sangue, o que causa muitas doenças agudas e crônicas. Excessos também podem ser tóxicos para o fígado e para a vesícula.

Madeira

Outro elemento da Medicina Chinesa para a primavera é a madeira, ligada à vida e ao crescimento. No corpo humano o crescimento se relaciona a coluna, aos membros e às articulações. Um desbalanço no elemento madeira pode causar problemas nesses locais, tais como artrites, fragilidades articulares, dorsalgias.

O elemento madeira cria a nossa claridade mental, e a nossa habilidade de focar, planejar e fazer decisões. Entrar em contato com o nosso “eu criativo” é vital para a harmonia da primavera. Perguntas como ‘Quem eu sou internamente?’ e ‘O que necessito para expressar-me verdadeiramente?’, devem estar entre as questões para vivermos esta estação, porque nós estamos constantemente criando a nossa vida, fiquemos atentos a isso.

CONFIRA ALGUMAS RECOMENDAÇÕES DA SABEDORIA CHINESA:

  • Aceitar tudo que vier da criação;
  • Dar e não tomar a força;
  • Recompensar e não punir:
  • Pratique exercício físico de acordo com sua necessidade física e energética.
  • Alimentos mais leves, hortaliças cruas, principalmente folhas verde escura, como couve, espinafre, agrião, rúcula.
  • Frutas principalmente as vermelhas, morango, melancia, amora, tonificam o fígado e vesícula biliar.
  • Consuma cereais integrais, raízes e tubérculos.
  • Fique atendo ao vento pois e a característica climática dessa estação. Na Medicina Tradicional Chinesa o pior vilão é o vento perverso com mudanças repentinas de temperatura.

DICA: quando necessário faça uso de cachecol e echarpes, na região cervical, mais próximo ao occipital (nuca), possuimos pontos de acupuntura denominado portões dos ventos. Por isso deve estar sempre protegida para evitar uma invasão indesejada do vento perverso.


 Grazi Souza é terapeuta holística e atua com massagens terapêuticas, drenagem linfática e modeladora, e método Renata França e terapias alternativas como Medicina Chinesa, Florais de Bach, Thetahealing e Reiki. Está também lançando seu primeiro curso de massagens. (Foto: Reprodução)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Exterogestação - você sabia que a gestação pode durar mais de 9 meses?

Reiki: a energia das mãos

Os benefícios das terapias alternativas

Amamentar nunca foi sobre ser menos mãe

O paradoxo da pressa e calma