Uma estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelou que o Carnaval 2024 deve movimentar R$ 9 bilhões no setor de turismo. Isso significa uma alta de 10% em relação a 2023, e a primeira vez que o crescimento supera os dados pré pandemia.
Endossando a estimativa, a pesquisa "Tendências de Turismo", realizada pelo MTur, adiantou que um em cada três brasileiros irá fazer uma viagem a lazer durante a alta temporada no Brasil.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, esse volume aumenta a projeção de gastos, em especial durante as festas do Momo. “As festas de Carnaval geram uma circulação grande de turistas, seja para aqueles que vão buscar descanso ou para quem vai cair na folia. Com isso, toda a cadeia produtiva do setor se beneficia, impactando diretamente na economia”, afirmou.
Ranking
O levantamento também revelou um ranking de faturamento. São Paulo está em primeiro lugar disparado, com R$ 16,3 bilhões, seguida por Rio de Janeiro (R$ 5,3 bilhões), Minas Gerais (R$ 5,2 bilhões) e Bahia (R$ 2,7 bilhões).
Para o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares, o faturamento das atividades turísticas em fevereiro reflete a dinâmica econômica geral de cada Estado e, quanto maiores o fluxo turístico, a população residente e a renda média, mais alta a projeção.
“Com a situação econômica do país melhor, os brasileiros estão viajando mais e a expectativa é que os turistas aumentem seus gastos durante o Carnaval, contribuindo para a movimentação no comércio e nos serviços durante as festividades. O mesmo deve se esperar dos turistas estrangeiros que devem aumentar seus gastos em 19,4%, chegando a aproximadamente US$ 971 bilhões durante o Carnaval de 2024”, pontuou.
Mão de obra
Com o aumento no número de turistas curtindo os festejos de Carnaval, a estimativa é de uma crescente em empregos temporários. Segundo a CNC, quase 70 mil postos devem ser abertos, com uma taxa de efetivação de 3,1%.
“Nós acreditamos que o carnaval vai cumprir o seu padrão de ocupação plena de vários segmentos de hospedagem, demanda muito grande de alimentação fora do lar, processos e serviços de catering para atendimento de grupos nas avenidas e no carnaval de rua, como em Salvador, Rio e São Paulo, que são os mais famosos”, avalia, Alexandre Sampaio, diretor da CNC responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospedagem (Cetur).
Com informações do Gov Ba e foto do Arquivo MTur
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