Presente em Trancoso desde o ano passado, o programa Vidro Vira Vidro vai passar também a comprar o vidro reciclável da comunidade. O anúncio foi feito em um café da manhã no sábado, 08/06, na Italuiza Materiais de Construção. A proposta é oferecer R$ 0,25 por quilo entregue nos ecopontos.
Após o café da manhã, houve palestra sobre sustentabilidade, ressignificação e reciclagem de resíduos. Depois, visita aos processos de transformação dos vidros em materiais de construção e reciclagem, com transporte dos vidros coletados para São Paulo, onde serão reciclados em novos produtos.
Cali Ferreira, organizador do encontro, conta que “a proposta de reciclar vidros em Trancoso começou seis anos atrás com a Agência Haute, a Italuiza e minha empresa, a Recicla Sul da Bahia”.
A ideia é construir ações e parcerias para aumentar a reciclagem do vidro, o incentivo ao descarte adequado e aumento do uso deste material na fabricação de novas embalagens. “Já encaminhamos mais de 350 toneladas de vidro para São Paulo”, informa Cali.
Novos parceiros
“No ano passado, graças à Green Mining e à Ato, conseguimos o apoio da Massfix, que articulou a participação da Verallia”, explica. “Na sequência entrou a Diageo e agora a secretaria municipal do Meio Ambiente”.
A startup Green Mining desenvolveu uma tecnologia de Logística Reversa Inteligente para recuperar embalagens pós-consumo de forma eficiente e trazê-las de volta para o ciclo de produção.
A Ato é uma plataforma que fomenta soluções e comportamentos sustentáveis.
A Massfix atua desde 1991 no setor da reciclagem de cacos de vidros, sendo hoje a maior da América Latina no segmento. É responsável pela operação logística.
A Diageo é a empresa dos destilados Johnnie Walker, Smirnoff e Tanqueray, entre outros.
E a Verallia, terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo, trouxe para o país o programa com esse nome, Vidro Vira Vidro. Começou pelo Sul e Sudeste. Trancoso é a primeira localidade do Nordeste onde a Verallia colocou sua marca.
O secretário Jânio Natal Jr. enfatizou a importância da reciclagem para a preservação ambiental e a geração de renda. "Projetos como o Vidro Vira Vidro são essenciais para conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e da coleta seletiva. Estamos comprometidos em apoiar a comunidade e promover práticas sustentáveis”.
O vidro é 100% e infinitamente reciclável. Porém, no Brasil, estima-se que 75% dos vidros utilizados vão parar nos aterros sanitários após o descarte. Isto significa que pequena parcela deste material tão nobre é de fato reciclado atualmente.
Com informações e fotos da Verallia e Ascom PMPS
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Rede solidária faz outra tonelada de doações de Porto Seguro chegar ao RS
Paulo Ventura celebra 30 anos de adestramento e cinofilia em Porto Seguro
Comitê debate criação de unidade de conservação na bacia da Lagoa Azul
Chalés da Floresta: opção de hospedagem e ecoturismo em meio à natureza
SAMU realiza treinamento com simulação realística de acidente grave