Autoridades falam das expectativas do Festival Esquina do Mundo

A abertura oficial do Festival Esquina do Mundo, em Arraial d'Ajuda, contou com a presença de diversas autoridades. Além dos principais apoiadores, Sebrae, representados por Alex Brito e Flávia Goroni; Senac, por meio de Nanci Costa; Abrasel Costa do Descobrimento, na pessoa de Alex Pasquale; Gastronomia d’Ajuda, Dom Fabrízio e Prefeitura Municipal, o superintendente de Turismo, Anderson Quaresma, que falaram de suas expectativas sobre o festival. Também estiveram presentes outros representantes da municipalidade, da ABIH, dos empreendimentos participantes e imprensa local.

Alex Pasquale, da Abrasel Costa do Descobrimento se disse emocionado e agradeceu a presença de todos. “É uma grande satisfação estar na 3ª edição do Festival. A Costa do Descobrimento é uma associação jovem e iniciamos nossa trajetória em um período bem particular e estamos fazendo nosso melhor. Sabemos e queremos ser ainda mais nesse setor que conseguiu se reerguer”, declarou Alex, que ressaltou a união dos empreendimentos, para trazer benefícios aos associados.

“Foram tempos difíceis, mas não devemos esquecer que a pandemia nos deixou lições para vencer. Peço um voto de confiança para o setor de bares e restaurantes. Pois temos uma segunda missão como Abrasel realizar mais festivais gastronômicos”, reforçou.

Gastronomia Distrital

Ele também salientou Arraial d’Ajuda e o Festival, que tem diferença de outros pela essência e por ser distrital. “Nosso destino é mágico, nosso produto funciona, porque é de verdade nossa esquina do mundo. Arraial D'ajuda tem uma característica diferente de qualquer lugar do planeta. Se você mora longe de sua cidade ou de seu país, você sempre sente estrangeiro. Com 10 ou 15 dias, você ainda se sente turista. Em Arraial D'ajuda, depois de dois dias turistando, você já sente morador, não há explicação para isso”, destacou. Ele ainda cobrou dos representantes a municipalidade, um maior carinho e atenção com o distrito.

Representando o movimento Gastronomia d’Ajuda, Dom Fabrízio também agradeceu a colaboração de todos os envolvidos. Ele ressaltou o pouco tempo que tiveram para a realização do Festival e contou um pouco do que poderá ser experimentado no evento, que inclui ainda dois festins e a festa de encerramento.

“Nos dedicamos a fazer vídeos diferentes contando a história de pessoas muito interessantes. Chefes importantes foram chamados para prestigiar o evento como é o caso de Rodrigo Martins que estará no Bistrô d’Oliveira em companhia do chef Salmo, de Ângela Cecília, que ganhou um prêmio pela Unesco em 2018, pela Cidade Criativa levando o Belém do Pará ao mundo inteiro; Lucas Corazza, um dos maiores confeiteiros do Brasil; e Marcos Livi, um empresário incrível e que leva gastronomia gaúcha para todo Brasil e para o planeta.

Associativismo

O superintendente Anderson Quaresma, falou da importância do associativismo em Porto Seguro. “Vemos o movimento tomando forma com a ajuda do Senac e Sebrae. Hoje, os cursos do Senac Porto Seguro atendem com mais qualidade do que muitas capitais brasileiras. Associado a isso, o Sebrae, que traz sua expertise e inteligência de mercado”, completou.  Anderson também salientou o o planejamento turístico para cada destino. “Arraial D'ajuda aparece como um destino indutor de turismo na gastronomia e que deve ser contemplada e reconhecida. Temos a oportunidade, com isso, de inscrever a cidade na Unesco, como cidade gastronômica mundial. Nossa região, nossa cidade sobrevive de serviços”, revelou

O superintendente também explicitou a preocupação com a entrega do destino, já que há negociações para a melhoria da malha aérea, tanto dentro do Brasil, América Latina, quanto a emissores da Europa.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Estado autoriza eventos com até 3 mil pessoas na Bahia

Festival Esquina do Mundo tem abertura oficial

Brasil Ride chega à Etapa Rainha com vitória de Hans Becking e José Dias

Oficina Pedagogia Hip Hop é realizada de forma virtual

Tampinhas pet tem nova destinação e viram arte