Geladeira que não funciona pode virar biblioteca comunitária

Você tem uma geladeira velha que não funciona, talvez até sem motor, que não consegue descartar? Pois saiba que esse eletrodoméstico - agora um entulho para você, pode se transformar em uma biblioteca de uso coletivo e gratuito.

Em dezenas de cidades brasileiras, geladeiras antigas que iriam para o lixo estão ganhando essa nova utilidade: virar pequenas bibliotecas. Em cada local recebem um nome: “gelotecas”, “gelatecas”, “geladeira de livros”, “geladeira literária”..., mas todas têm o mesmo objetivo: atender comunidades que antes não tinham pleno acesso a livros dos mais variados temas e assuntos.

É esse projeto que o Instituto Portobello Hotéis está propondo à nossa sociedade instalar em Porto Seguro. A experiência tem mostrado que as “gelatecas” estão mudando a relação dos beneficiados com a leitura. Elas podem atender todo tipo de público, contribuem para a expansão do conhecimento e criam espaços para rodas de debates e leituras coletivas com crianças e adolescentes.

O diretor Cícero Sena explica que o Instituto Portobello desenvolve atividades relacionadas à cultura e educação em Porto Seguro. E convida a população a se engajar nesse nobre projeto, doando geladeiras e livros, para que possam atender o máximo de pessoas.

“As geladeiras serão pintadas e instaladas em locais que possibilitem o acesso aos livros por comunidades que não têm essa facilidade. Mas precisamos da participação e apoio da sociedade. Quanto mais geladeiras e livros arrecadarmos, mais bibliotecas portáteis poderemos criar”.

Além de gerenciar o projeto, o Instituto Portobello também vai investir no complemento do acervo literário. Os interessados em doar livros, carcaças de geladeiras ou freezers verticais podem entrar em contato pelo WhatsApp (73) 98146-2198. A organização do Instituto Portobello se encarrega de buscar a doação.


Foto: “Gelateca” em comunidade de Canoas/RS (www.razoesparaacreditar.com)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Eunápolis recebe a Flite, sua primeira festa literária

Exposição 'Do Moderno ao Contemporâneo' recebe peças de grandes nomes do design brasileiro

Sesc promove nova edição do Troca-Troca de Livros e Gibis

Cantora de Porto Seguro é selecionada para reality da Band

Ballet Dionée Alencar reconta trajetória de Ana Botafogo

Comentários   

# Gelateca no Clube da AmizadeSilvia Tavares 06-07-2022 00:06
"Boa tarde. Por favor, publiquem que este projeto já está sendo feito no Clube da Amizade em Porto Seguro, na rua Bernardo Spector, 220, Centro. Obrigada."
Responder | Responder com citação | Citar