Casos de Dengue tem aumento de quase 10% em Porto Seguro

A Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria Municipal da Saúde, informou que até domingo, dia 28 de maio, foram confirmados 269 casos de dengue no município, segundo boletim epidemiológico. As informações cumulativas e divulgadas quinzenalmente, representam todo o ano de 2022. A diferença entre o número de infectados do último boletim para este é de 24 pessoas (9,8%)

A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Os principais sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e nas articulações. Nas formas mais graves, a dengue pode causar hemorragia interna em órgãos e tecidos, e levar à morte. Por isso, em caso de suspeita, é imprescindível procurar uma unidade de saúde mais próxima.

Confira as ações de Saúde da Prefeitura:

Kit Gestante

Na quinta-feira, dia 26 de maio, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social esteve em Trancoso, na Casa das Festas, no Quadrado de Trancoso, para a entrega de 40 kits de enxoval para recém-nascidos às gestantes, assistidas pelo Cras local, contendo uma banheira, três cueiros, dois macacões compridos, dois macacões curtos, dois jogos de pagão com três peças, uma bolsa, duas toalhas de banho, dois pacotes de fraldas, um cobertor, dois kits de sapato, luvas e toucas, duas calças enxuta e duas meias. Além disso, as beneficiárias receberão ainda seis meses de concessão de fraldas descartáveis.

Na ocasião, o secretário, João Portela, em nome do prefeito, Jânio Natal, falou sobre a segurança das mulheres, políticas públicas e apresentou o leque de programas sociais desenvolvidos pela pasta que o cidadão tem direito.

Encontro Falando Abertamente

Na quarta-feira, dia 25, foi realizado o 1º Encontro de Saúde Mental, no Porto Seguro Eco Bahia. O evento foi marcado por depoimentos emocionantes que ressaltaram a importância da Luta Antimanicomial, o tratamento adequado dos sofrimentos mentais e o acolhimento dos pacientes.

Na ocasião foram realizadas apresentações culturais, musicais e de poesia, roda de conversa, representando a luta dos usuários, familiares e profissionais de saúde por um tratamento humanizado as pessoas que necessitam de cuidado em saúde mental.

A Prefeitura de Porto seguro, atualmente oferece uma rede estruturada de apoio e atendimento aos serviços de saúde mental, o Centro de atenção Psicossocial CAPS II que atende adultos com transtorno mental, o CAPS AD destinado a atendimento de pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas, o CAPS IA destinado a acompanhamento de crianças e adolescentes com transtorno mental ou uso abusivo de álcool e outras drogas.

Encontro II

No dia 25 de maio, a Secretaria de Saúde abriu as portas para realizar a promoção de ações compartilhas com as secretarias de Turismo e Agricultura para a redução dos riscos inerentes ao preparo de produto e consumo dos alimentos aos munícipes e turistas.

A Vigilância em Saúde do município vem se destacando com a realização de eventos na temática para enfrentamento de surtos de transmissão hídrica e pelos alimentos (DTAs), além da Capacitação em Segurança dos Alimentos, responsabilidade de todos.

O público alvo do evento foram as equipes das secretarias municipais de saúde, turismo e de agricultura, rede de urgência/emergência, atenção básica, serviço hospitalar, vigilância epidemiológica, sanitária, saúde ambiental e trabalhador de Porto Seguro, com objetivo para qualificação dos profissionais envolvidos e definição de fluxos com responsabilidades atribuídas para investigação de surtos por veiculação hídrica ou alimentar.

Realizado pela Vigilância em Saúde do Município através da Superintendente Valéria Carvalho e pela Vigilância Epidemiológica através da Diretora Débora Rosa em parceria com Marilene Santos, Farmacêutica da Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental do Extremo Sul/ SESAB, com a  participação da Coordenadora de Agravos da DIVEP/SESAB, Eleuzina Falcão da Silva Santos, ministrando o tema Doenças transmitidas por água e alimentos (DTAs) com adoção de técnicas e métodos para investigação epidemiológica, dado laboratorial e colaboração no fluxograma municipal para investigação de surtos. Na ocasião também estiveram presentes Dr. Alisson Gonçalves Silva, professor do curso de manipulação de alimentos e professor de química - análise da qualidade da água; Michelle Andrade Souza, professora de microbiologia) e IFBAHIANO Teixeira de Freitas; Gutto Monzelle Rios Marques, Engenheiro de Alimentos com curso para fiscais da vigilância sanitária e ambiental na qualidade do alimento, representando a ADAB Regional de Eunápolis; e Cláudio Wermelinger da Fonseca que apresentou a atuação da agência de defesa agropecuária.

PICS

Entre os dias 23 e 28 de maio, a Secretaria da Saúde de Porto Seguro, através da Equipe de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) da atenção básica, promoveu o evento II Maio das PICS, com rodas de conversa sobre as PICS, promoção do autocuidado, orientações sobre Aromaterapia, Floralterapia, bem como atendimentos em Auriculoterapia e Cromoterapia.

As PICS são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade e que fazem parte Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC).

Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais são as que fazem parte da PNPIC.


 Informações e Fotos: Ascom Porto Seguro

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

CEE Bahia celebra 180 anos de existência

Câmara aprova contratação de operação de crédito

Forró dos 40 volta com tudo neste sábado

Desafio TikTok: escola do Arraial esclarece suposto ataque

O lobo e o cordeiro