Artistas ocupam canteiro de obras do Porto Sul, em Ilhéus

No dia 02 de fevereiro, quando se celebra o Dia de Iemanjá, um grupo de artistas pretende ocupar o canteiro de obras do Porto Sul, em Ilhéus, e lançar o Manifesto Cultural Pacífico Expresso 22222. O propósito é de chamar a atenção da população para o possível desastre e crime ambiental anunciado na APA da “Lagoa Encantada” que abastece a histórica cidade de Ilhéus; numa área de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, declarada pela UNESCO como patrimônio da humanidade.

O “EXPRESSO 22222” é um evento aberto, inclusivo e gratuito para oferecer ao público atrações/atividades culturais, intervenções artísticas e rituais de cura para a Terra, que nesse conhecido "Dia de Iemanjá" celebra a riqueza espiritual de nosso povo. Apoiam o evento o Instituto Mata Atlântica - ARFI; o Instituto Floresta Viva - IFV; o Instituto Ecológico de Artistas Orgânicos Ultrassociais – IEAOU; a Associação Parque do Zizo - APAZ; a Chocolate Cruzeiro do Sul e o Movimento Sul da Bahia viva.

O movimento entende que junto ao Porto Sul vêm “mais promessas de emprego e desenvolvimento que geram impacto destrutivo como acontecidos em Brumadinho, Mariana e Belo Monte. Devemos pensar uma bio-economia que valoriza os recursos naturais e humanos sem a mesma ganância da mineração cega”, afirma Raphael Arcanjo, artista, ambientalista e consultor em agricultura Biodinâmica, idealizador do evento.

O “EXPRESSO 22222” prevê a elaboração de projetos de requerimento (contrapartidas socioambientais) para as comunidades que estão sendo afetadas no entorno e na extensão de toda a área que envolve o complexo.

O movimento traz consigo duas importantes referências para este ano de 2022: a primeira delas é que o disco “Expresso 2222”, de GILBERTO GIL, completa 50 anos e, no dia 22 de fevereiro, o Parque Condurú completa 25 anos. Assim, o evento inicia em 2 de fevereiro e finaliza em 22 de fevereiro de 2022. 2/2/2022, tirando o zero 22222. Expresso 22222. No entanto, a ação deve permanecer até a conclusão do conflito que beneficie as comunidades do entorno.

Programaçâo 02/02

12h - Chegada e concentração nas obras do porto sul (leve chapéu e água)

Almoço coletivo (leve algo pra compartilhar, talher e bebidas)

Oferenda pra Iemanjá (apenas biodegradáveis)

Muvuca cósmica com apresentações artísticas e culturais, com microfone aberto para livre expressão.

Atrações:  Capoeira com Romeu; Milena Sá; Chorinho Subindo a Serra, Pytuna Tupinamba, Snep, Biocanto Dinâmico, Raphael Arcanjo, Fogueira, Danças, Confraternização

De 02 ao 22/02 serão vinte dias de ações culturais presenciais e remotas; em espaços públicos e privados. Mais detalhes no site, Instagram e Facebook do evento.

 


Fonte: assessoria de imprensa

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Loja de produtos artesanais expõe diversidade da economia solidária

Governo baiano informa que mantém congelamento de ICMS sobre combustíveis

Diretrizes para revitalização da Lagoa Azul são aprovadas

Prefeitura promete restringir circulação de ônibus de turismo

Governo do Estado destina R$ 15 mi para o Fazcultura em 2022