O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento da Bahia (SJDHDS), autorizou, na quinta-feira, dia 9 de dezembro, o repasse de R$ 705.120,00 para 32 municípios do interior baiano que estão em situação de emergência devido à forte chuva das últimas semanas.
O recurso deve ser empregado na concessão de benefícios eventuais, como cestas básicas, pagamento de aluguel social, quanto para o apoio no alojamento provisório de famílias que ficaram desabrigadas. Nas cidades atingidas, cerca de 4.650 famílias se encontram em situação de vulnerabilidade.
O secretário da SJDHDS, Carlos Martins, exaltou o trabalho célere da secretaria para a liberação do recurso e ainda disponibilizou uma equipe técnica da Superintendência de Assistência Social da SJDHDS para apoiar as equipes municipais.
Força -Tarefa
O Governo do Estado vem realizando uma força-tarefa, com uma grande quantidade de efetivo para auxiliar os municípios que vivem o drama das enchentes. Militares, alunos e instrutores de cursos de salvamento, atuam nos resgates de vítimas e no apoio às comunidades. O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) também participa do atendimento às vítimas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os municípios afetados no extremo sul são: Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçú, Medeiros Neto, Mucuri, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda. No sul são: Mascote, Itacaré, Itabuna, Ilhéus, Canavieiras, Camacan e Belmonte. Em outras regiões, tem também Apuarema, Conceição do Almeida, Caetanos, Encruzilhada, Ibicuí, Ipiaú, Itambé, Itaquara, Jequié e Macarani.
Estradas
Nos locais além das enchentes há ainda problemas com as estradas. Os serviços emergenciais para a restauração da pista do KM 17, próximo ao acesso ao distrito de São Paulino, que liga o entroncamento da BR-101, em Itamaraju, ao distrito de Alho, foram finalizados no domingo (12). O deslocamento está sendo feito por um desvio provisório, construído ao lado da pista rompida.
Também na BA-284, os trabalhos no KM 30 da rodovia continuam em execução pela Seinfra. O trânsito no local tem a previsão de ser liberado nesta segunda-feira (13), até às 12h. Em Prado, a recuperação da ponte de acesso ao município, que rompeu no sábado (11), deve ser concluída nesta segunda-feira (13). A circulação de veículos na BR-489, de Itamaraju até Prado, continua bloqueada. A requalificação da pista nos KM 02, 13 e 15, que também cedeu devem ter início hoje (13).
Eunápolis
Em Eunápolis, ao menos 100 mil pessoas estão sem água há mais de 48 horas, por causa da inundação dos equipamentos de captação de água da Embasa. Nesta segunda-feira, a empresa deve iniciar as ações de reparo e substituição dos equipamentos.
Fake News
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) divulgou uma nota desmentindo boatos de suposto desabastecimento dos helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) que estão atuando na força-tarefa do Governo do Estado no Sul e Extremo Sul da Bahia.
“O Governo do Estado repudia a divulgação de informações falsas sobre o suposto desabastecimento dos helicópteros do Graer e afirma que está apurando a autoria destas mensagens para que os criminosos respondam judicialmente pelas fake News”, informou o texto.
Linha de Crédito
O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, na manhã desta segunda-feira (13), uma linha de crédito especial para comerciantes que tiveram seus estabelecimentos afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado.
No domingo, Rui Costa esteve em alguns dos municípios atingidos pelas enchentes. "Passei lá em Jucuruçu, em Nova Alegria, que é um distrito de Itamaraju. Sobrevoamos e pousamos em Medeiros Neto, onde ontem [domingo] era a pior situação, porque a água não tinha descido ainda completamente e uma parte da cidade ainda estava com o nível alto. Pessoas sem conseguir acessar suas casas, suas lojas", detalhou.
O governador também esteve em Itamaraju e informou que estas localidades, já iniciaram diálogos com os prefeitos para iniciar a recuperação das cidades, a reconstrução de casas e moradias. Nesta segunda-feira, (13) uma reunião será realizada, com o secretariado de várias pastas, para discutir a integração das ações e novas medidas.
(Fotos: Reprodução)
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Acumulado de chuvas ultrapassa médias históricas
Governo do Estado realiza ações nas cidades atingidas pelas chuvas
Prefeitura de Porto Seguro decreta Situação de Emergência
Rotary realiza campanha Adote um Filtro