Vacina da gripe é disponibilizada a partir do dia 15 de maio

A partir de segunda-feira, dia 15 de maio, a vacina contra a gripe estará disponível para toda a população com mais de 6 meses no Brasil, segundo anúncio realizado na sexta-feira, dia 12, pelo Ministério da Saúde. O objetivo é expandir a cobertura vacinal contra a doença antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar.

Em nota, o ministério revelou que a orientação atende a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país.

Fundamental

A pasta explicou que a imunização é fundamental porque reduz a carga da doença, sobretudo em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde. Até o fim de abril, pelo menos 253 mortes por gripe foram confirmadas no país.

Outro ponto relevante foi o aumento de mais de 108%, entre janeiro e maio deste ano, nas internações de crianças com síndromes gripais, no Amapá. O governo daquele Estadodecretou emergência em saúde pública no sábado, dia 13.

Dados da Secretaria de Saúde do Amapá indicam que, até o fim da semana passada, a rede hospitalar pública e privada registrou mais de 190 casos de internação síndrome gripal, sendo 109 no Hospital da Criança e do Adolescente e no Pronto Atendimento Infantil. A maioria dos pacientes tem idade entre 7 meses e 4 anos. Do total de pacientes internados, 29 estavam entubados.


 Com informações de Gov BR Foto Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Chamada pública da Funceb leva Filarmônicas para o bicentenário da Independência do Brasil

Crimes violentos diminuem na Costa do Descobrimento

Cassação de Cordélia está nas mãos do STJ

Parceria entre Seduc e Coral Vivo leva professores para aula de campo em Trancoso

São Paulo e Bahia lideram ranking das isenções do Enem